Cachecol no Verão

— Agora vou usar meu cachecol todos os dias, disse dona Rosa, enquanto tomava café com as amigas.

— Cachecol, no verão, Rosa? Perguntou uma delas.

— Nem está tão quente assim. Verão agora só tem nome.

Decidida, dona Rosa resolveu contar a novidade para a família. A irmã do meio foi a primeira a saber.

— Cachecol no verão? Por quê?

— Porque eu decidi, minha irmã.

— Em um pulo o inverno chega e você já poderá usar.

— Sim, vou usar no inverno também.

— No verão, Rosa? No verão?

No grupo da família só falavam disso. No grupo do condomínio também. No grupo das amigas já não tinha outro assunto. Elas comentavam entre si: Será que a Rosa não viu alguma artista usando? Pode ser moda na Europa. Na Europa as pessoas usam muito, sendo artista ou não. Na Europa é frio. É normal. Mas no verão?

Quando começou a sair às ruas com o cachecol, as pessoas olhavam para ela e riam. Ela tinha muita vontade de rir junto, mas se segurava. Algumas pessoas criavam coragem para indagar: Cachecol no verão? Por quê? A indagação, quando faziam, era sempre a mesma. As pessoas não aceitavam simplesmente. Queriam, sim, um motivo, uma justificativa para tudo.

Depois de um tempo passaram a chamar a Rosa de moça, moça do cachecol vermelho. Em outro dia, tomando café com aquelas mesmas amigas, Rosa reparou que uma delas usava um cachecol azul. Um cachecol azul no verão. A cada semana era uma cor diferente que aparecia. Quando as cores aparentemente se esgotaram, Rosa apareceu com um cachecol em vários tons de verde: verde claro, verde escuro e verde que nem sei qual é. Alguém mudou o nome no grupo das amigas para Cachecol no verão.

Em outro dia, tomando café com aquelas mesmas amigas, dona Rosa anunciou: A partir de amanhã vou andar de luva e chapéu todos os dias. Luva e chapéu no verão, Rosa? — Perguntou uma das amigas.

Brunno Vianna
Enviado por Brunno Vianna em 22/07/2024
Código do texto: T8112660
Classificação de conteúdo: seguro