QUEM DENUNCIOU A TRAIÇÃO DE RITA E CAMILO EM A CARTOMANTE?

Olá, amiga e amigo leitor!

Recentemente escrevi umas linhas sobre o conto "A Cartomante" do mestre Machado de Assis. Na verdade, identifiquei algumas infidelidades em três ou quatro de seus textos, até agora, e relacionei as atitudes dos traídos diante da traição. Caso te interesse, eis o link: https://www.recantodasletras.com.br/resenhasdelivros/8084458.

 

Só que após a leitura de "A Cartomante" eu fiquei pensando: como foi que Vivela soube que a Rita o estava traindo com seu amigo Camilo? A maneira mais fácil para descobrir essa resposta era dá um Google. Com certeza eu encontraria uma centena de artigos debatendo o assunto. Mas não fiz isso. Fui consultar meu amigo e um dos meus assessores para assuntos aleatórios, Seu Esdrito.

 

Nada de mandar zap! Eu fiz como nos tempos antigos, disquei o número e ele, como nos tempos antigos, esperou chamar três vezes antes de atender. Nem me identifiquei, supus que ele tivesse o meu número já salvo e disparei: Como foi que Vilela soube que que Rita estava traindo ele com o Camilo?

 

Eu imagino que outra pessoa exposta assim, à queima roupa, a uma pergunta aleatória e tão íntima, gaguejaria ou pediria uma contextualização mais detalhada sobre o assunto. Isso sem contar o grande risco dele nunca ter ouvido falar de um Vilela que foi traído pela esposa com um Camilo. Mas não com Seu Esdrito. Ele meteu na lata: “Das duas uma, ou foi a cartomante ou a amiga alcoviteira.”

 

Depois da resposta de Seu Esdrito eu fiquei uns segundos em silêncio meio espantado e risonho. O danado não só sabia do que eu estava falando como apresentou suas duas suspeitas, e começou a sua explicação.

 

“Todo mundo sabe que esse negócio de cartomante é uma furada. É igual esses pastores que dizem adivinhar nome, cpf e detalhes da vida dos fiéis só em olhá-los. Já foi divulgado que eles escolhem as vítimas de modo aleatórias e vão nas redes sociais fazer a varredura geral. Lá descobrem tudo. Nome do pai e da mãe, se tem cachorro, gato e papagaio, onde moram e em que trabalham. O golpe tá aí e cai quem quer.”

 

“A cartomante, é um boa observadora; é do tipo que lança uma verde e colhe uma madura, se não estou esquecido, ela começa falando de amor. Suponhamos que ela tenha falado primeiro disso. Pronto. Ao falar já olhou para o rosto de Rita para ver as suas expressões. Elas são excelentes na leitura corporal. Todo o corpo fala o que ela precisa saber, o cliente nem precisa nem dá um pio.”

“Moça bonita, bem vestida. Não tão jovem. As chances de ser casada era enorme.” Mas, cadê a aliança? Nesse momento foi que eu interrompi meu amigo Esdrito pela primeira vez:” a aliança poderia estar debaixo da luva”. Esdrito retrucou: "não subestime uma cartomante." Certo, não podemos subestimar.

 

Intervir novamente: Ela já sabe de tudo. A Rita é casada e tem um amante. Agora, como é que o Vilela soube que a mulher o estava traindo?

 

“Isso é simples, toda cartomante que se preze tem um menino de recado, um tipo de olheiro. Ele fica ali pela porta, como se fosse um menino qualquer. Quando uma cliente sai, a cartomante lhe faz um sinal e o moleque sai na trilha da vítima. Em algumas horas sabe de tudo. Onde mora, se trabalha, quem é o marido e o amante e o mais importante, se é rico ou pobre. Isso era na época de Machadão. Se tomarmos para hoje, a inteligência artificial é capaz de fazer milagres, é uma mão na roda.”

 

“Pois bem, com todas as informações coletadas, restava só informar ao corno a trapaça que ele estava sofrendo. E quando o Camilo foi visitar a cartomante, só para passar a limpo essa história da mulher que sabe de tudo da vida dos outros, o dossiê já estava pronto e ela deitou e rolou e ainda comeu uma bela nota, se não me engano o Camilo pagou dez vezes mais só porque se impressionou com os detalhes dados pela tal adivinha.”

 

“No final, ela comeu a grana da Rita, do Camilo e também do Vilela, ou tu acha que ela deu as informações de graça para ele? Quando ela soube no final trágico que resultou a traição, ela se mudou e dizem que está pelas bandas de Serraria onde o prefeito traiu a mulher com a secretária ou coisa assim, dizem que ela está ganhando um dinheirão.

-Essa é a tua teoria, Seu Esdrito?

-É.

-E a amiga de Rita?

-Isso é outra teoria que depois tu me liga para gente conversar que agora tenho que ir à feira.

E assim nos despedimos. Gostei da teoria dele. Faz sentido. Quero ver o que ele tem a dizer sobre a amiga, assim que falar com ele eu conto para vocês.

 

 

 

 

 

 

 

 

George Barbalho
Enviado por George Barbalho em 29/06/2024
Reeditado em 02/07/2024
Código do texto: T8096144
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.