PROFESSORA NAÍDE LINS DE ALBUQUERQUE (1918 - 2010)

Em janeiro de 2023 fui convidado pela Coordenadoria de Eventos da SEDUC, sediada em Manaus, a fazer um texto simples e curto (divididos em pequenos tópicos) sobre a professora "Naíde Lins de Albuquerque", com o propósito de compor o gigantesco painel que foi fixado no salão principal do Centro Educacional de Tempo Integral - CETI de Fonte Boa, que recebeu o seu nome em homenagem a sua trajetória educacional.

Também atendi a solicitação de buscar e encaminhar as fotos familiares, bem como ajudei o responsável pelo layout na disposição dos escritos e das imagens conforme modelo proposto pela própria SEDUC, cujo resultado se ver acima na foto de capa.

Trago o texto em memória a tia Naíde, uma prímula perfumada que brotou no primeiro jardim de nossa família surgida em Fonte Boa, e que amanhã, dia 26 de junho de 2024, estará completando 14 anos de sua partida ao Plano Espiritual; porém continua viva, muito viva em nossas lembranças e corações.

Eis o resultado:

FONTE BOA – BERÇO PÁTRIO

Nascida em Fonte Boa no dia 17 de setembro de 1918 - lugar que sua mãe carinhosamente costumava chamar de “Girassol do Solimões” -, foi onde a professora Naíde Lins de Albuquerque também viveu grande parte de sua vida. Filha de Belarmino Ferreira Lins e Zulmira Lima Lins, desde muito jovem já demonstrava inclinação ao magistério, profissão que se dedicou com maestria por toda vida. Em sua terra natal – igualmente conhecida como “Terra de Bons Frutos” – sempre foi benquista e reconhecida pelas muitas qualidades que marcaram sua vida, dentre as quais a generosidade de seu coração sensível e caridoso, e pelo espírito virtuoso que carregava.

UMA VIDA DE AMOR E DEDICAÇÃO AO MAGISTÉRIO

Profissional competente, Naíde dedicou-se com muito carinho e profissionalismo ao oficio da Educação. Como Professora, soube bem desenvolver as práticas pedagógicas e metodologias humanistas que delineavam o saber com o bem-viver, ajudando seus alunos a valorizar o aprendizado escolar, encorajando-os na superação das dificuldades, e na realização de seus sonhos. Os mais de trinta anos de sua atuação como professora, se mesclam entre a sua cidade natal, Fonte Boa, e a Capital Manaus, onde se aposentou.

A MATRIARCA EXEMPLAR DA "FAMÍLIA LINS DE ALBUQUERQUE"

Foi também em Fonte Boa que ela se casou com o Sr. Belarmino Gomes de Albuquerque, comerciante e político local. Deste consórcio, ocorrido no dia 29 de março de 1937, unidos pelo “amor indissolúvel de almas e corações” surgiu a bela e sólida família “Lins de Albuquerque”, cujo jardim viu florescer os filhos: Teresinha de Jesus, Ademar, Maria da Conceição, Belarmino (Belão) José Lins, Átila Sidney, Wellington, Maria de Jesus, e George Antístenes. Tempos depois se juntou a esta grande família o filho-neto Willian Lins.

Neste contexto, vale frisar, que Naíde foi Mãe exemplar e amorosa, responsável por ousar fazer com que os filhos estudassem em Manaus, buscando no nível superior, a oportunidade de dias melhores, bem como na realização de seus sonhos. Assim seguiram; e fizeram muito bem, até porque ela sempre acreditou que a educação que transforma a vida e impulsiona gerações, é a mesma que descortina o homem das vendas do mundo. E foi a partir deste conceito, que ela passou a semear esperança a juventude amazonense.

TRADIÇÃO FAMILIAR

Sublinha-se ainda em sua história de vida a tradição familiar política advinda desde Milagres, no Ceará. Por lá seu avô paterno, o alferes Belarmino Ferreira Lins e Mello, foi político respeitável, de renome. Por aqui, em Fonte Boa, seu outro avô, materno, Antônio Lopes de Lima, também se destacou como político de vanguarda. Da família surgida em Fonte Boa, ela viu, além de seu pai Belarmino Ferreira Lins - que também foi comerciante e político influente -, alguns de seus irmãos e irmãs se tornarem vereadores, prefeitos e deputados, destacando neste contexto a sua irmã Eurídice Ferreira Lins, que foi vereadora, e a primeira prefeita (mesmo que interina) a ocupar o lugar de destaque no executivo de Fonte Boa, fato este ocorrido em 1937. Seu esposo (Belo Gomes) também exerceu a política, sendo (vereador e prefeito) deste município, assim como seus filhos, Zé Lins, (deputado federal) Atila Lins (deputado estadual e federal), Belarmino Lins de Albuquerque - Belão, (deputado estadual), e a filha Conceição, (vereadora) em Manaus. Outros tantos descendentes também fazem parte deste contexto, como é o caso do seu neto, o jovem, competente e pujante deputado estadual, Dr. George Lins, e o bisneto Fausto Júnior (deputado estadual e federal). Fonte Boa é, portanto, mundialmente conhecida por ser também a Terra dos Lins.

A PARTIDA

No dia 26 de junho de 2010, aos 91 anos de idade, faleceu em Manaus a professora Naíde Lins de Albuquerque. A saudosa mãe amorosa e professora dedicada, atravessou o grande rio da Vida, encantou-se, como dizem os poetas. Contudo, deixou em vida, além da eterna saudade, um legado de amor, dedicação, esperança e fé. Enfim, foi em vida uma jardineira da esperança, uma semeadora de flores de solidariedade humana. Sua ida ao plano espiritual encheram os olhos e os corações de lágrimas dos muitos amigos e familiares. Mas o seu legado de vida e o amor pela educação - que há muitos nos inspira -, hoje se funde com a própria história desta Escola, que a homenageia ao emprestar o seu nome a este agigantado Templo de Educação.

Professor Eylan Lins

* * *

Sobre o evento de inauguração do CETI de Fonte Boa, disponibilizo a matéria publicada no site do deputado estadual Dr. George Lins, neto da homenageada, vejamos:

Ao lado do governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), do deputado federal Átila Lins (PSD) e do ex-deputado Belarmino Lins (PP), o deputado estadual Dr. George Lins (União Brasil) participou, nesta sexta-feira (31/03), da inauguração do Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) Professora Naíde Lins de Albuquerque, no município de Fonte Boa, no Alto Solimões. O evento fez parte de uma vasta programação organizada pelo prefeito Gilberto Lisboa, o Biquinho, em comemoração aos 132 anos do município.

O CETI, que vai abrigar mais de mil alunos, é uma homenagem à mãe de Átila e Belarmino Lins e avó do deputado estadual George Lins. Naíde Lins é considerada uma das maiores educadoras de Fonte Boa, reconhecida por seu brilhante trabalho no município servindo à rede estadual de ensino nas décadas de 1950 a 1980.

“Estamos entregando esta obra que leva o nome de alguém muito importante para o estado do Amazonas, de alguém muito significativa para Fonte Boa. Em nome do deputado Átila Lins, deputado Belão e deputado George, eu agradeço a toda a família Lins por ter emprestado o nome da professora Naíde para ser a patrona dessa escola. Todas as vezes que alguém entrar nesse Ceti, vai lembrar da dona Naíde e entender a importância que ela teve para a educação do município de Fonte Boa”, disse o governador ao entregar o 13º Ceti da sua gestão.

A construção do CETI foi resultado de reivindicação do ex-deputado Belarmino Lins, com base em exposição de motivos da professora fonteboense Ana Fermin, junto ao governo do hoje senador Omar Aziz. As obras estiveram paralisadas durante certo período até que o governador Wilson Lima as retomou, atendendo a pedidos de Belarmino e Átila Lins.

“Antes de tudo, parabenizo o povo fonteboense pelo aniversário de 132 anos do município, terra natal do meu pai, Belarmino Lins, e do meu tio, Átila Lins. Estou feliz com a inauguração do CETI que leva o nome de minha avó, Naíde Lins de Albuquerque, e que é um marco histórico para a educação local. E parabenizo também o governador Wilson Lima pelo CETI pois reconheço os esforços da sua gestão para que essa grande obra se tornasse realidade, uma obra que vai honrar gerações”, disse o Dr. George Lins.

O ex-deputado Belarmino Lins também destacou a importância do CETI para a juventude fonteboense e relembrou a trajetória da obra até sua entrega. “O CETI é fruto de pedido feito por nós ao ex-governador Omar por ocasião da inauguração do Ginásio Coberto José de Jesus Lins de Albuquerque, e sinto-me orgulhoso pela obra que vai dignificar nossa juventude estudiosa”, disse Belarmino.

SOBRE O CETI

O Ceti de Fonte Boa é o 13ª construído e entregue pelo governador Wilson Lima no Estado. Com a nova unidade de ensino, o Governo Estadual abre mil vagas para estudantes de ensino fundamental e médio no município.

O novo Centro de Ensino possui laboratórios de pesquisa, robótica e espaços que integram educação, esporte e cultura. A unidade conta com 21 salas de aula, uma sala de Recursos Especiais equipada para atender alunos da Educação Especial, sala de dança, música, lutas, piscina, fanfarra, auditório, quadra de esportes, biblioteca e refeitório.

Eylan Lins
Enviado por Eylan Lins em 25/06/2024
Código do texto: T8093436
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.