BOMBONIÉRES DE VIDRO, SUSPIROS DE GELATINA E PORTINHAS DE QUEIJO...QUE SAUDADE!

 

 

Grande bomboniere decorativa de vidro translúci... - Galeria Alphaville

 

Será que vocês já ouviram falar, daquelas bomboniéres antigas, que existiam em seculares  confeitarias e docerias, grandes, feitas de vidro transparente, que abrigavam doces em calda, balas, bombons, pirulitos de açúcar cristal, bolinhos huuummmm!! Pois saibam, que a minha avó materna Maria de Jesus, tinha oito numa bancada suspensa em sua sala, sempre abastecidas, caso tenha lido a minha crônica anterior, saberá um pouco mais dela, cozinhava pra família, distribuía pras amigas e crianças da vila, para os funcionários da Lavanderia Alva, na Rua Soares Cabral...rrrsss... vício em cozinhar. Quitutes 0800 e gostosos, 'bão dimais' não?

 

Teve um dia, lá pelos meus cinco...seis anos de idade, acordei com a casa cheirando à gelatina de morango, que sempre adorei. Mas, me deparei com suspiros vermelhos e de morango. Que delícia!!

 

Conhecem portinhas de queijo? Duvido! Ela também fazia os próprios queijinhos redondinhos, que consumíamos em casa. Uma trilha de quadrados de madeira de lei com portinhas, mais ou menos de mais ou menos 20 X 15 cm. Eram seis, presas lado a lado na parede da sala. Cada queijo que fazia, cobria com manteiga que também preparava e, colocava um em cada portinha e...pasmem... ninguém se atrevia a abrir as portinhas.

 

O que torna um queijo diferente do outro? | Super

 

Cada mês que uma das portinhas era aberta, o queijinho tinha uma curtição diferente e, ela ia fazendo novas remessas para as portinhas, conforme o uso.

 

A última portinha era aberta, só no final do ano. O lado de fora do queijo estava 'douradíssimo'  e por dentro gostoso, amarelo claro tipo o provolone. O que eu nunca obtive resposta, é como que a manteiga nunca azedava...dava pra confiar mais no clima, para conservação naquela época...Ah! O aquecimento global. Como sempre falo demais, me perdoem e,  obrigada pela atenção.

 

 

 

* Imagem - Fonte - Google

Cristina Gaspar
Enviado por Cristina Gaspar em 21/06/2024
Reeditado em 21/06/2024
Código do texto: T8090536
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.