INDÍGENA EU NÃO SOU, TAMPOUCO UM BEM-TE-VI, MAS, AMO DANÇAR NA CHUVA

 

Dança da chuva png | PNGWing

 

 

A contadora de histórias aqui, pois sabem que poetisa eu não sou, ok faço umas tentativas com as letrinhas que me vêm a cabeça e, vocês têm sido muito gentis e incentivadores, obrigada imenso sempre. Saí do tema da crônica e agora volto pra ele rrrsss...

 

Desde sempre amo águas, as que São Pedro manda de cima pra baixo, também. O meu pré-primário foi num colégio de freiras Santa Madalena Sofia, em Laranjeiras, ele não existe mais. Estudei seis meses no Colégio Municipal João Manuel, no Grajaú e, o primário completo até o admissão, no Instituto Ipiranga em Laranjeiras, não sei falar pouco, me desculpem, mas, estou chegando lá. 

 

Todas as chuvas em Laranjeiras, eu curti 'aos baldes' porque se existiu um guarda-chuvas inútil, foi o meu na infância. Eu andava sorrindo molhada, dançava até sozinha na chuva, bronca eu tomava todos os dias, chegava molhada e feliz. A minha avó materna portuguesa, Maria de Jesus me enfiava num chuveiro morno e, me secava com energia sob os auspiciosos sons d'uma agregação de palavras...com...sotaque lusitano...'istoporra' ...descrevo como eu ouvia. Ainda tinha uma gemada morna, que ela me enfiava pela goela abaixo rrrssss...foi a avó que mais amei na vida, ela era tão querida, tão amada em Laranjeiras e também, na colônia portuguesa no Rio de Janeiro. Quando Deus a chamou, a sua despedida foi semelhante às dos cantores Vicente Celestino ou Carmen Miranda...gente deeemais no dia em que partiu, sem brincadeira, falo a verdade mesmo. Talvez eu tenha tomado um tiquinho a mais de juízo, depois que ela se foi, chuvas sempre me fazem lembrar dela, com saudade.

 

Só preciso confessar que ainda sou das águas, a diferença é que o tempo me trouxe rinite e, quando abuso 'num não usar' capa ou guarda-chuvas, os espirros terão uma certa continuidade chata rrrsss...esta sou eu enfim rrrsss...

 

Caso queiram culpar alguém por eu estar escrevendo crônicas pessoais, vou denunciar mesmo tendo um amor fraterno imenso por ela, a poetisa recantista Luna Mia, ela vem me falando sobre isso há tempos e, pelos comentários que tenho tido a honra de receber, tenho muito que agradecê-la, obrigada amiga.

 

 

 

 

* Imagem - Fonte - Google

 

Cristina Gaspar
Enviado por Cristina Gaspar em 15/06/2024
Reeditado em 21/06/2024
Código do texto: T8086455
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.