A GRANDE DESCOBERTA DA MEDICINA E DAS CIÊNCIAS FARMACEUTICAS

Pasmes com a nova descoberta feita pelas ciências médicas. Não! Vocês não irão acreditar! Louvada seja a ciência.

Os cientistas de jaleco branco descobriram que a Copaíba tem propriedades medicinais. A empolgação é geral no meio acadêmico. Ouvi dizer, pela boca miúda, que até indicação ao Nobel de medicina e química. Não é pouca coisa. Só tenho uma dúvida: a copaíba que eles estudaram é a mesma Copaíba que eu conheço? A Copaíba que é vendida nas feiras públicas em forma de pomada, xarope, lambedor, em pó para misturar no leite? Se for a mesma, lamento informar, mas os doutores chegaram atrasados e compartilham da mesma alegria dos portugueses ao descobrirem um Brasil que já era descoberto.

 

Eu tenho a ousadia de falar que os efeitos medicinais da Copaíba devem ser conhecidos a milhares de anos; primeiro por nossos indígenas. Ela é uma espécie nossa e se estende para alguns países vizinhos, pelo Norte. Talvez os Incas a conhecessem também. Se alguém tinha uma infecção, usava-se a Copaíba. Diarreia? Copaíba. Hoje mesmo passou o senhor numa Veraneio (um carro antigo da década de 70), com uma caixa de som anunciado por R$ 4,00: "a pomada de Copaíba, a original do Juazeiro, feita com materiais bentos por nosso Padim Padre Cícero. A pomada que cura, enxaqueca, vertigem, nervos fraco, papeira, doenças de homem e de mulher, frieira, chanha (xanha), bicheira, tosse, gôgo e catarro na pleura, alivia as dores de tendões e cartilagens, tem efeito afrodisíaco, aumentar a fertilidade e também é um anticoncepcional natural."

 

Mas, agora é oficial. Vão meter um código de barras numa caixa e colocar 30 comprimidos à base do cheiro da Copaíba e vender feito água para os "véis" do sul. No lugar de velho, uma atriz da "Globe", no lugar da Veraneio, a internet, e no lugar de ser 4 reais, será no mínimo R$ 250,00.

 

Na verdade, meu pai nunca acreditou muito nos efeitos dessa pomada do velho da Veraneio com a caixa de som em cima. Ele dizia que aquilo era banha de porco e que não servia para nada. Mas, nunca deixou de ter um potezinho com a tal pomada em cima da cabeceira da cama. Talvez fosse por efeito psicológico, não sei. Mas nunca faltou em nossa casa.

 

George Barbalho
Enviado por George Barbalho em 07/06/2024
Reeditado em 02/07/2024
Código do texto: T8080870
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.