"VOILÀ, por Emma Kok

A Música que Canta e Encanta

Aprendemos nos livros de História da Arte, entre outros conceitos, que a música é uma manifestação artística e cultural envolta de sons (vibração) e silêncios (pausa), cujo poder influencia o corpo e a mente humana. Contudo, é a partir de nossas experiências que conseguimos perceber que ela também carrega consigo uma série de elementos e significados com o condão de fazer reviver memórias e transbordar sentimentos.

Independente do gênero, e sob a ótica de duas elementares percepções, disse-me em confidência o poeta Raimundinho, existir “neste mundo louco” as músicas que “cantam e encantam”, e as que tão somente promovem ruídos, ou simplesmente, desencantos.

Nesta canoa literária onde insisto levar minha voz aos meus sete leitores semanais, ouso, da mesma forma apresentar, uma belíssima canção - daquelas embevecidas na primeira definição sublinhada pelo poeta fonteboense acima mencionado-, e que faz ressoar de dentro de nossos corações o despertar de nossa própria humanidade.

Me refiro a premiada canção “Voilà” da francesa Barbara Pravi, em especial a versão interpretada pela jovem, “genial e talentosa” voz holandesa de Emma Kok, sob a batuta do famosíssimo maestro André Rieu e sua Orquestra Johann, em um concerto ocorrido na praça de Vrijthof, em junho de 2023.

Com mais de 52 milhões de visualização no Youtube, a música sob o abrigo da performance de Emma Kok, se tornou viral (popular) e deu à pequena estrela, a visibilidade e o reconhecimento mundial, há muito merecidos.

Emma, que carrega consigo todos os sonhos do mundo, é filha dos musicistas, Vico e Nathalie Kok. Compõe também sua melódica e harmoniosa família mais dois irmãos artistas; Enzo, que é violinista, e Sophie, uma cantora clássica.

Enfim, vamos a “Voilà” esta música que "canta e encanta", desperta sonhos, cintila forças a superação e que provoca intensamente os sentimentos (pelo menos os meus que são tortos e pálidos), fazendo com que a porta de nossas consciências se abra para relembrar que a vida é bela, passa rápido, e que o amor fraternal ainda pode renascer dia após dia sobre os bobos motivos que teimam nos cegar, vez outra, pelo rancor e desamor que cercam, feito aves de rapina, os nossos corações.

E, se você gostar, sugiro que veja, escute e sinta (de olhos abertos ou fechados) as vibrações desta canção a partir das diversas interpretações disponíveis na plataforma supracitada, pois, são da mesma forma belíssimas, assim como propõe a vida: ser bela.

Então, VOILÀ...

VIDEO NA PLATAFORMA DO YOUTUBE: https://www.youtube.com/watch?v=KdIhq1tb8Co

Eylan Lins
Enviado por Eylan Lins em 17/05/2024
Reeditado em 04/06/2024
Código do texto: T8065229
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.