NOSSO COMPORTAMENTO HUMANO
A nossa visão de mundo, diverge daquilo que afirmamos ter como certo.
Coisas interessantes que acontecem com a nossa forma de encarar a vida real, num dia a dia onde tudo parece ser: ACEITÁVEL E NORMAL.
Isso deveria ser estudado para testar a nossa compreensão racional ou estrutura comportamental, senão vejamos:
Aqui existe um povo que venera as figuras emblemáticas como:
Lampião e toda sua trupe de perversos foras da lei, e aqui também é notório relatar nomes como, Corisco, Jesuino Brilhante, Cabeleira, os irmãos Viriatos e outros tantos da mesma laia assassina e malvada. UMA CASTA DE PERVERTIDOS.
Na Bahia, (Principalmente na região de Feira de Santana), existem muitos que tem o Lucas da Feira como um herói. E no que estes citados tem em comum?
Eram todos bandidos que cometeram as maiores atrocidades dos seus tempos vividos.
O curioso, é que os livros citando Lampião e seu bando, vende mais que aqueles que falam em milagres e graças de um (a) determinado(a) santo(a).
Somos instigados pela violência e pelas suas causas e efeitos que despertam um certo fascínio em nós.
É isso ou não?
Torcemos mais pro bandido do que para a polícia (ou melhor, isso se falando entre mocinhos e Xerifes).
Assistíamos filmes de bang bangs porque o Coronel Custer matava os índios dizimando o existir de várias tribos onde hoje só existem nos enciclopédicos ensinar.
Por outro lado, nos alegramos com a Lista de Shindler, onde ele consegue salvar alguns judeus da morte.
No Filme Bandidos da falange torciamos para quem?
Será que a maldade excita mais, aguça mais a ponto de desejarmos que o mal prevaleça?
Que tipo de seres somos nós que ainda damos proridades a essas histórias que mancharam de sangue tanta terra ceifando tantas vidas?
Sei lá, algo deve estar fora do eixo ou de qualquer percepção humana.
Carlos Silva