______________________________________________________________________________________

 

 

Processo de envelhecimento 

 

           O amadurecimento traz conhecimento, e aqui farei relatos de acontecimentos sobre o processo de envelhecimento do corpo, principalmente o feminino.

     A vida e as etapas da vida, cada época uma necessidade de mudança, aprendizado e amadurecimento. Depois dos 45 anos percebi que algo estava acontecendo com o meu corpo.  

Passei a adquirir peso sistematicamente e não entendia o processo, pois, até ali, antes disso acontecer, eu ganhava um kg e perdia um kg muito facilmente, durante toda a minha vida foi assim. Porém nessa idade fui procurar informações com o meu clínico geral, e fui informada que o meu corpo estava em processo de envelhecimento, com a perda da vida produtiva o corpo que havia chegado em seu ápice, agora, iria descer a curva do envelhecimento. Os hormônios, cada vez mais iriam diminuir, e a pele, o cabelo, o corpo iria passar por um processo de mudança radical. Fui informada que era o processo natural da vida, e que necessitaria fazer mudanças para ter melhor condição de vida na terceira idade. Esse processo exigiria fazer exercícios físicos, mudança radical na alimentação, pois, só os exercícios físicos não bastariam, tinha que diminuir a quantidade de comidas ricas em carboidratos, açúcares, sal, gorduras.  Seria um processo conjunto entre a boa alimentação e exercícios para ter um resultado satisfatório para o futuro, inclusive de saúde física e mental.

      Então, de posse desses novos conhecimentos, comecei o processo de mudança. Declaro aqui que não foi fácil. Sedentária do jeito que eu era, e um dos maiores prazeres para uma mineira

é a culinária: Comer! Tive que literalmente deixar a preguiça de lado e encarar os fatos de frente.

     O objetivo naquele momento e para sempre seria: Qualidade de vida! E isso requeria sérias mudanças. Passei a frequentar a academia e cortar tudo que era desnecessário na alimentação para atingir esse objetivo, claro, sem perder o prazer da boa alimentação.

     Estipulei o dia do lixo, sendo que elegi o sábado como o dia oficial da semana para comer porcarias e conseguir seguir firme no processo. Tive que cortar da semana coisas que não vivia sem, como: pãe de sal com manteiga, bolos, fast foods, refrigerantes, carnes gordas, etc. Foi um processo longo e de muita disciplina.

         Hoje, depois de terem se passado nove anos do início desse processo todo, me considero feliz e realizada com o meu corpo. Quando nova pesava 58 kg, na vida adulta até os 45 anos em média 62 kg e entre os 45 e 48 anos cheguei a pesar incríveis e inimagináveis 74 kg. Isso foi um arraso para mim. Cheguei a passar por depressão, angústia, baixa autoestima até entender que tudo estava nas minhas mãos para reverter esse processo. A numeração das minhas roupas foram dos 42 para 44 até chegar no tamanho 46, e seguiria assim se eu não tivesse tomado essa decisão de reverter a situação. O espelho e eu estávamos de mal com a vida, e ele jogava na minha cara o que estava acontecendo dia após  dia. Isso me trouxe muita infelicidade.

      Finalmente, estou de bem com a balança. E o espelho e eu nos damos muito bem, ele reflete o que eu quero ver. Voltei a vestir 42 e me sentir de bem com a vida novamente, aceitando que esse processo é normal para todos e que temos que ajustar as nossas necessidades ao momento vivido. Aprendi que é possível envelhecer com qualidade de vida. Isso me trouxe uma vida mais saudável, tanto que passei pela pandemia, tomei todas as vacinas, peguei Covid e foi muito leve, acredito que a boa saúde me ajudou nisso também. As doenças que surgem, chegam até mim mais leves e sem sofrimento.

      Minha saúde está ótima. Tudo a custa de uma grande e radical mudança nos hábitos e estilo de vida.

      Exercícios e boa alimentação: receita para uma boa saúde física e mental, para uma vida mais longeva e de qualidade.

 

 

 

__________________________________________________________________________________________

 

#MemorialRecantista# Eu apoio

 

Facuri

 

https://www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=89394

 

 

                                                                      

1690396.jpg

 

 

 

 

Sandra Rosa
Enviado por Sandra Rosa em 24/04/2024
Reeditado em 28/04/2024
Código do texto: T8048714
Classificação de conteúdo: seguro