UM TIO MUITO LOUCO NA FILA DO EMPRÉSTIMO- como queria que fosse ficção...

*Texto sem revisão, depois eu corrijo os erros.

UM TIO MUITO LOUCO NA FILA DO EMPRÉSTIMO - como queria que fosse ficção...

Eu juro! Confesso para você que eu ainda abandono esse "d'habo" de internet. A última agora foi de uma mulher indo ao banco com um idoso para sacarem um empréstimo. Coisa corriqueira. Acontece aos milhões todos os dias. Aqui em Sousa mesmo, onde boa parte da população é idosa, o Bradesco vive abarrotado de velhinhos que formam filas e mais filas. É de cortar o coração (E se tivesse mais agências? E se nos dias que os velhinhos vão receber seus magrelos salários o banco abrisse mais cedo? E se... E se... Cala a boca George, quem liga para idoso nesse país?) Mas, no caso específico, o idoso já estava era na sala de Sâo Pedro. Isso mesmo. Já tinha partido para a Glória celestial, mas o corpo estava sendo usado de fantoche para a conclusão do possível empréstimo. Isso me lembrou um filme que passava na globo em meados dos anos 90: Um morto muito louco. Era um clássico. (Não tenho muito certeza, mas acho que Jorge Amado também escreveu algo sobre um morto que deu trabalho para ser enterrado.)

Deixando a literatura e o cinema de lado, voltemos à vida real. Eu vi o vídeo da jovem senhora com o defunto na agência. Homem do céu! A mulher segura-o pelo pescoço e aquela coisa mole pende para um lado e para o outro (ainda estou falando do pescoço). Tenta colocar a caneta em sua mão... E nada. Pelo menos ela tivesse colocado um óculos escuro no defunto para dá uma disfarçada. Morto? Sim! Mas com estilo...

Não seria de se asustar caso o empréstimo fosse sacado. É comum vermos idosos, quase centenários, ou incapacitados por mazelas das mais diversas, sendo obrigados (as) a comparecerem em suas lotadíssimas agências bancárias (Aqui em Sousa as agências parecem monstros fazendo refeição. Devoram o idoso e depois os cospem, para se alimentarem novamente no próximo mês) para mostrar que estão vivos. "Mas tem a possibilidade de procuração..." Veja bem, quanto é o salário mínimo e quanto custa uma procuração passada em cartório... É mais barato pegar um táxis (No caso aqui de Sousa, amarrar a cadeira de rodas com o velhinho e tudo em um mototaxis e vraum!!!) e ir morrer na porta da agência. É triste.

Tem uma cena que está se repetindo feito figurinha de álbum da copa. Um idoso chegar e pede preferência. Logo é direcionado para a fila dos preferenciais. Tem 300 pessoas. " Moça, eu sou idosa..." e a resposta: " Sim, essa é a fila dos idosos..." A senhorinha replica: " Eu tenho 70 anos..." A atendente com o sorriso amarelo, mas respeitosamente, diz que só de 90 anos têm 27 na filha, e que ela apenas espera a sua vez. De repente, um borburinho, "Não foi nada, só mais uma idosa que morreu na boquinha do caixa...", diz o segurança. Ao lado chora copiosamente seus parentes: "Quase que ela saca o salário, foi por pouco, meu Deus... Foi por pouco..." Os comentários que se dá para escutar são: "Ufa,,, pensei que tivesse acabado o dinheiro...".

Vontando ao caso do defunto... Era de 17 mil reais, segundo a reportagem, o valor a ser sacado. Desconfiaram da situação. Chamaram o Samu, o corpo foi levado para perícia e a mulher para a delegacia. Não sei se cabe vilipêndio de cadáver, ou o famoso 171. Vai ser processada, presa? Talvez. Quem sabe cabe fiança e rapidinho está em casa. Agora, precisará mais do que nunca desses 17 mil, só de advogado talvez escoe mais do que isso.

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 16/04/2024
Reeditado em 16/04/2024
Código do texto: T8043275
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.