MELHOR IDADE

MELHOR IDADE

Publiquei texto de pesquisa anglo-americana sobre satisfação favorável de pessoas com mais idade e obtive várias manifestações. Naturalmente, aqui, nada é possível considerar do ponto de vista estatístico. Apenas como curiosidade, menciono que me pareceu que mulheres detestam e rejeitam mais a velhice do que homens. Ao menos, elas foram mais veementes em suas posições espontâneas. Sem tentar tirar-lhes totalmente a razão, creio que a vida deve ser bem acolhida em seus diferentes ciclos, até por sua inevitabilidade. Ninguém nasce para ser eterno Príncipe ou Princesa, Tarzan ou Jane, infelizmente. Pressupondo sempre condições básicas, razoáveis, de saúde e de sobrevivência digna, existem delícias na dita Melhor Idade por tudo o que se logrou construir e por tudo o que a gente preserva e cultiva, desde família a amigos. As viagens ao mundo interior são impagáveis. Melhor do que viajar até a Tailândia. Sem custo, desgaste, chatices ou burocracia. Cada um inventa seu percurso fantástico, escrevendo, lendo, fazendo exercícios, bebendo sua cerveja e seu maravilhoso vinho tinto e até fumando, como eu, como se fosse guri. Parcerias ajudam enormemente, cachorrinhos também, mas as fantasias não cessam e sempre estão no horizonte. É até, eventualmente, mais interessante que alguns idos tempos de sacrifícios. Esta velhice tem o seu valor.