elo7vaqueironordestino
Um Ser tão comovente
Desafios das chegadas e partidas entre Minas e Bahia, vivencio-os atualmente. Assim vejo a Bahia: a lua chamengando o mar de Caymmi, o valsar das ondas sob a proteção de Iemanjá, cores e tambores do Olodum com suas sonoridades inconfundíveis, o gingado da resistência de uma roda de capoeira . O banhar-se na Baía de Todos os Santos, acariciada pela brisa de um amor sem filtro, a contemplação da pracinha abraçada por flores e seus banquinhos multicores, juntinhos dos passarinhos desconfiados. Minas está entranhada na alma: é chão sólido, saudade serena de pai e mãe, é beijo e abraço de filhos, aconchego da família e dos amigos, é sentir-se acolhida pelas montanhas misteriosas a se perderem num Belo Horizonte com suas tardes aromatizadas de nossos pães de queijo quentinhos. É também a terra do suntuoso mestre das letras, Agripa Vasconcelos, corresponsável do meu desejo em compartilhar a sabedoria destes seres tão sábios que a mim muito me comovem. A admiração foi tamanha e aqui estou no Recanto, após quase dois anos de minha última postagem.
Disse Agripa em sua obra "São Chico"que os viajantes de Inajá, cidade pernambucana, haviam caminhado umas braças. O homem depôs sua carga e com a enxada em golpes secos, com fúria, alargou uma cava já existente. De repente se deteve, puxando a comadre-cabra para perto e ela sedenta, abaixou a cabeça no cavado, ajustando a boca na areia. Chupava a umidade, agora marejada - só então a velha abriu toalha fina sobre o fundo do poço, e deitada no chão, fez como a cabra, chupando a água apenas a marejar. Em seguida as crianças e o velho, deitados cada um por sua vez. A cabra é que dá leite a todos, tem preferência - sertanejo é homem amigo, respeitoso.
E como não se comover com o cavalo ventania?
(...)
"Apareceu um homem grisalho, de face acobreada, com os olhos vermelhos. Interrogaram-lhe se havia acontecido uma desgraça:
-Aconteceu moço, cobra picou meu cavalo Ventania. Perdi o meu ganha pão e é como se fosse pessoa da família.
-Mas foi cobra?
-Sim senhor, Cascabulho.
-Ele foi criado na cuia, na minha mão. Esse cavalinho posso falar que conversava."
Ventania foi enterrado honrosamente sob o pé de juazeiro e com uma bela cravina na testa - mimo de criança!
Ouço os acordes dos pingos d'água sobre telhas e das goteiras deslizando-se pelas latas. Aprecio na tela a delicadeza da aquarela: lábios sorrindo com os cavalos que se empinam , vacas magras e jegues desengonçados arriscando seus pinotes. Sob as gotas cristalinas há o aconchego dos abraços, as danças nas calçadas e crianças patinando nas enxurradas encantadas.
Se acolá, Carlos Drummond de Andrade estivesse , presumo que diria:
- Esse povo é mesmo um caso de poesia!