Será que esquema de enriquecimento rápido compensa?

Olá, amigos leitores ( Atenção! Por leitores entenda todas as pessoas que possuem polegar opositor e e telencéfalo altamente desenvolvido, seja qual for o seu sexo!)!Faz um tempinho que não alimento esta página com um texto classificado como crônica. Por qual motivo? Bem, como eu falo (escrevo) sobre coisas que estão na minha cara, mas que muitos fingem não ver, tive medo de continuar escrevendo e um dia a polícia dos contraventores bater na porta da minha casa e me levar para uma conversa com São Pedro. Vejam que o meu medo foi tamanho que mudei até de nome. Bem, talvez eu esteja sendo dramático. Sendo bem realista, porque cargas d'águas eles perderiam tempo vindo atrás de um alguém como eu, mas, (Se bem que prenderam um mendigo por 11 meses acusando-o de golpista. No final descobriram que era apenas um curioso na hora errada e no local errado. Talvez eu não teria amesma sorte levando uma "batida" nos meus textos. Não dá para desdizer o que está escrito.) Quem sabe tudo isso é por influência do livro 1984 que estou lendo, fiquei abilolado das ideias. Mas não é sobre isso que quero falar aqui, e sim, sobre a possibilidade de você se tornar rico em um curto espaço de tempo e ainda mais gastando pouco. "Como se dará isso?" (Quem adivinhar quem disse essa frase ganha um doce virtual).

"O negócio é simples! Você deposita numa conta o valor de uma cota, que custa 10.000 mil reais, por exemplo, e, por 36 meses você receberá 500,00 reais, totalizando 18.000,00 reais. Um lucro de 80% sobre o seu capital inicial, totalmente livre de imposto e descontos." A conversinha é essa. Tem cara de golpe, cheiro de golpe, sombra de golpe, mas quem entra nesse negócio acha que é investimento.

Como esse golpe se sustenta? É elementar. Quando você "adere" a esse esquema, além da promessa de ganhos rápidos ainda tem uma recompensa financeira pela indicação de um novo integrante. Ai está formada a pirâmide. E se o novato ( que está na base) indicar alguém, também receberá a sua devida gratificação e assim, sucessivamente, até chegar aos céus como a torre de Babel. O segredo do sucesso desse esquema é sempre ir entrando gente. Quanto mais gente mais a base da pirâmide tem a sensação de ganhar dinheiro e quem está na base se acha que está no topo. Enquanto tiver gente para ser tijolo nessa pirâmide, o negócio está dando certo. Quando a entrada de novos interessados diminui, ai é a hora dos piramideiros picarem a mula e ir para Miami, como diz uma letra de uma música: "se tudo der errado, a gente foge para Miami", é mais ou menos assim.

O ponto positivo, se pudermos citar um, é que quem entra primeiro no esquema quase sempre se tornará milionário e publicará em suas redes sociais fotos com super carros milionários, suítes nos melhores hotéis do mundo e compras nas maiores grifes internacionais. O lado negativo, os últimos a entrarem na brincadeira estarão sustentando a abundância dos primeiros e terá direito a receber apenas um documento chamado boletim de ocorrência que será emitido após o escândalo estourar e ganhar as páginas policiais.

Só aqui na Paraíba foram dois esquemas desses que estouraram no último ano. Isso pelo menos foi o que o Youtube me recomendou. Um de criptomoedas e outro de plantação de verduras num sistema inovador de hidroponia. O primeiro levantou 1 bilhão e o segundo, algo próximo de 100 milhões de reais. São quantias surpreendentes sob o disfarce de negócios legítimos e prósperos. Esse último me deixou com o queixo caído: como plantar alface dá tanto dinheiro assim, gente?

Mas, voltemos à explicação de como isso se sustenta por um tempo razoável. Retornemos ao exemplo. Bem, você faz o depósito de 10.000,00 reais e alguém se compromete te devolver 500,00 por mês. Na verdade, você está perdendo, no primeiro mês 9.500,00 reais, mas acredita que está ganhando. Inclusive, quando os quinhentão entra na conta o participante rejubila de felicidade: "Entrou a primeira parcela do meu investimento!" Coitado, está no prejuízo e não percebeu ainda. Enquanto isso, o dono do negócio usará esses 9.500,00 reais para alugar algumas roupas chiques, alugar um carrão e um apartamento de alto padrão para tirar umas fotos e gravar uns vídeos dizendo que a prosperidade está ao alcance de um clique. E assim, como um pescador que lança a rede de arrasto, sempre trás uns "peixinhos" para por na bolsa. Se ele conseguir mais dois "investidores, ele terá algo próximo de 28.500,00 no primeiro mês, enquanto "distribuiu de lucro" 1.500,00. É uma corrida contra o tempo. Ele tem que atingir o maior número de pessoas e convencê-las de que o negócio é lucrativo. Se numa jogada dessas você consegue 1.000 pessoas que caiam no golpe, o capital geraria arrecadado giraria em torno de 10 milhões de reais. Mas, esses golpes de pirâmides não envolvem tão poucas pessoas. É coisa para dezenas de milhares de pessoas, até porque, o que é "bom" a gente compartilha com a nossa família.

O valor que tomei por exemplo, os 10.000,00 reais, podem variar de 100,00 a milhões de reais. Tem golpe de todo preço no mercado para cada tipo de "investidor". Eu mesmo quase dei 1.000 reais para um. E não seria o primeiro e nem o último a "colaborar" com esses esquemas. Acabo de pesquisar na internet e um levantamento diz que 11% dos brasileiros caíram em alguma pirâmide nos últimos anos. É gente para dedeu! A pergunta que faço é: "Será que esquema de enriquecimento rápido compensa?"

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 03/03/2024
Reeditado em 22/03/2024
Código do texto: T8011801
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.