O BOM SAMARITANO

Demétrio Sena - Magé

Os samaritanos eram considerados impuros pelos judeus, porque se misturaram com outros povos, naqueles tempos entre pouco antes e pouco depois de Cristo. Para os judeus, todo samaritano era indigno por não ser o que designarei como "puro sangue". Tão indigno quanto, já no mundo moderno, os judeus foram considerados pelo ditador Adolf Hitler, que os torturou e assassinou em massa.

Não foi à toa que Jesus Cristo contou a parábola do bom samaritano. E não precisava ser parábola, pois era, como ainda é, algo vezeiro na sociedade. Na parábola, um homem muito ferido, após um assalto com espancamento por vários homens, foi socorrido por um samaritano que, não só o socorreu, como cuidou dele até ficar são. O socorro aconteceu depois que vários líderes e fiéis da religião então predominante passaram por aquela vítima e fingiram não ver. Eram muito religiosos e não podiam perder seus cultos, ritos ou programas de crença.

Como era naqueles tempos, e continua hoje, quem sempre se preocupa com o próximo, não com discursos e pregações, mas com práticas, é o considerado impuro; ímpio; perdido; renegado por Deus. Quando raramente um religioso pratica o bem, sem qualquer interesse ou pagamento (em valores ou conversões coagidas visando futuros dízimos ou fortalecimento da religião), esse religioso é alguém que agiria da mesma forma, se não fosse do meio.

Religião não nos muda. É o ser humano que muda e depois adere à religião. Na maioria das vezes ela camufla o ser humano, que troca de pecados: deixa de fumar, beber, dizer palavrões e pular carnaval, por exemplo (ou nem deixa, pois inventa vícios com "selo cristão", inclusive carnaval gospel, sem nem o cuidado de batizar como "almaval") e adota outros pecados: condenar por conta própria, oprimir quem discorda e apoiar políticos corruptos e ditadores, desde que eles prometam associá-lo ao sistema.

Entre acreditar em um religioso e um pagão, acredite no segundo. Entre um cidadão padrão que se auto intitula do bem e um estranho marginalizado, prefira este. A parábola do bom samaritano é uma realidade que se repete a cada dia, em qualquer lugar. Os que se arrogam santos, olham sempre por cima para o semelhante. De alturas que jamais condizem com o que se pode ser.

... ... ...

#respeiteautorias É lei

Demétrio Sena
Enviado por Demétrio Sena em 02/03/2024
Código do texto: T8010946
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.