A partir das pequenas coisas

Nas últimas semanas, dadas as circunstâncias, tenho tido a oportunidade de vivenciar, semanalmente, contato direto com a natureza.

Apesar de ter crescido num ambiente rodeado de bichinhos, árvores e afins, meu caráter - talvez por ironia ou desleixo - é urbano.

Desde criança, sempre achei curiosa a paixão (inquestionável) que meu irmão tem por galinhas. Enquanto algumas pessoas desejavam cachorrinhos, gatos ou peixes, o caçulinha montava, animado, sua granja.

Dia desses, conversando com uma amiga, ela disse achar admirável esse gosto, ainda que o julgue peculiar. Questionando meu irmão, ele relatou que o mesmo vínculo que é formado com caninos e felinos, dá-se também com as aves.

Pude ver, hoje, ao vivo e a cores uma imagem antes formada apenas no meu imaginário. Diversas vezes ouvi que as galinhas, para defender seus pintinhos, abrem suas asas para os filhotes abrigarem-se embaixo.

Parecia-me uma figura natural, e é, mas para quem nunca tinha presenciado, mesmo crescendo numa casa cujo quintal abrigou diversas penosas, foi uma cena inesquecível.

As asas, que nos parecem tão frágeis e pequenas, moveram-se numa velocidade incrível, formando um leque de proteção e abrigo aos inofensivos filhotinhos.

Ocorreram-me inúmeras constatações, as quais ganharão, sem dúvidas, prolixas conversas com minhas amigas. Lembrei-me, curiosamente, de um trecho de Eduardo Galeano: "a partir das pequenas coisas é possível olhar os grandes mistérios da vida".

Quantas assimilações podem nos oferecer o olhar atento e curioso às imagens ao nosso redor? De fato, esses momentos de contemplação nos permitem não só despertar para questões internas, como também concentrar de beleza o nosso imaginário.

Nesse mundo frenético, cuja rotina parece escorrer por entre os dedos, drenando impiedosamente nosso precioso tempo, essas experiências são, indiscutivelmente, as que enaltecem e edificam a nossa alma.

Luciana Arima
Enviado por Luciana Arima em 19/01/2024
Código do texto: T7980269
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.