Quem foi que disse que a terra é plana ou redonda ou triangular?

"Pareciam convencidos de que a Terra era

plana. De que o vasto céu da Geórgia era

uma concha que se encaixava firmemente

no topo. Eu era o único que sabia que a

Terra era redonda."

Reacher

"A terra é uma circunferência ou é plana?" Foi a pergunta que acabei de fazer ao meu sobrinho de 12 anos. E ele me respondeu que não sabe. Mas que as pessoas dizem que ela é redonda. Acho perfeita a sua resposta. ( Sem dúvida, isso também seria o que eu diria num ambiente onde eu confiasse no meu interlocutor. Numa sala de aula eu diria que a terra é redonda e mostraria inclusive as fotos da Nasa). Sem dá maiores explicações ao meu sobrinho, eu lhe digo que para "fins didáticos, vamos convencionar que a terra é redonda, está bem?"

-Tipo se cair numa prova?

-Isso, tipo se cair numa prova, se o professor perguntar durante a aula e coisas do tipo, mas entre nós, entre mim e você, podemos ter alguma dúvida, já que nem eu e nem você pegamos um foguete e saímos pelo espaço explorando o universo.

- Está bom. Então, nós somos terraplanistas?- Pergunta o meu sobrinho.

- O que é ser terraplanista?- Devolvo a pergunta.

-São aqueles que acreditam que a terra é plana.

-Bem, eu não disse que a terra é plana. Eu disse que tinha dúvida sobre a terra ser redonda já que eu nunca a vi do espaço. E outra, nunca estudei sobre isso. O máximo que sei sobre esse assunto é o que você também sabe e olhe que eu tenho 36 anos e sou professor de história e você é uma criança de 12 anos no ensino fundamental. Em toda a minha vida de estudante ninguém se deu ao trabalho de dispensar meia hora para explicar porquê a terra é redonda e não plana, fosse na escola ou na universidade. O fato da terra ser tomada como redonda é quase uma verdade universal, apenas aceita-se e pronto.

O que nós fizemos? Fomos navegar nas ondas digitais do oceano das redes. A nossa primeira pesquisa foi: "A terra é plana?" Pesquisei direto no Google. Em tempos anteriores teriamos que ir à biblioteca real lá no Rio de Janeiro, mas hoje, aqui do velho sertão dá para fazer essa pesquisa.

O primeiro site é o "Mundo Educação. De cara o site chama os terraplanista de movimento conspiratórios. Bem, me parece meio envieada a sua análise. Estamos tentando fazer uma pesquisa sem viés. Mas, prosseguimos mesmo assim neste site.

Alguns parágrafos adiante o texto cita que um dos argumentos apresentados pelos terraplanista é a pergunta: "Onde está a curvatura?" E pergunto ao meu sobrinho se ele sabe o que é curvatura. Ele me diz que é uma curva. Pego uma bola que está ao lado do sofá e pergunto a ele se a bola tem uma curvatura. E ele diz que sim. Aproveito o exemplo da bola e digo que segundo o que acreditam na terra plana, a terra não tem essa curvatura. Mas, o que acreditam que a terra tem uma forma próximo de uma circunferência, ela tem curvatura. Feita essa explicação inicial, o site apresenta três argumentos bastantes tentadores pró-terra redonda.

O primeiro argumento é que no século XVI Fernão Magalhães deu a volta no "globo". Ou seja, saiu de um ponto e depois de algum tempo voltou ao mesmo ponto. A cara do meu sobrinho com essa informação foi de espanto. Ele marcou na bola o pito e deu uma volta e voltou ao pito.

-Foi isso que o Fernão de Magalhães fez.

-Então, com isso já se refuta a teoria terraplanista, não?

-Mas, e se os terraplanistas duvidarem dessa informação?- Devolvo a pergunta a ele.- Vamos ver os outros argumentos...

O argumento dois são os fusos horários. Pergunto o que ele sabe sobre os fusos horários. Ele me diz que são os diversos horários que ocorrem no mundo durante o dia. Pedi que ele me explicasse melhor.

-É tipo assim, aqui no Brasil são 12 horas da tarde e lá no Japão já são 12 horas da noite.

-E como isso ocorre?

-Por causa da curvatura da terra?- Ele me devolve com uma resposta em forma de pergunta.

-Isso.

O terceiro argumento é sobre a ida do homem ao espaço e os registro feito por imagens de satélites e coisa e tal. Bem, para mim que sou leigo no assunto e para meu sobrinho, esse argumento foi o mais falho fraco de todos. Mas, os dois primeiro foram bastante convincentes. Resta contrapor com os argumentos dos terraplanistas para ver a forma como eles refutam os "pro-redondo".

https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/a-terra-plana.htm

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 16/01/2024
Reeditado em 17/01/2024
Código do texto: T7977832
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.