João Pessoa te espera de braços abertos (ou não)

Olá amigo e amiga leitores!!!

Nos últimos dias tenho assistido alguns vídeos no Youtube de pessoas falando como é maravilhoso morar em João Pessoa, a minha cidade natal e capital do meu estado da Paraíba. Todas elas são unânimes: "É a melhor capital para se morar." "Tudo aqui é barato." A cidade é linda e maravilhosa." "É uma das sete maravilhas do mundo." Coisa e tal. E, não querendo quebrar as expectativas de ninguém, mas isso está parecendo uma ação de marketing de empresa de chocolate: venha para João Pessoa, venha para João Pessoa, venha para João Pessoa!!!!!!!!!!!!!!

João Pessoa é uma cidade boa? Vamos lá ver os critérios. Você precisa pegar dois ônibus, um trem, um barco e andar 20 quilômetros à pé para chegar ao trabalho e, ao fim do dia, você tem a opção de dormir debaixo da mesa ou no banheiro do escritório ou refazer todo o trajeto totalizando 10 horas de translado, restando teoricamente 4 horas para você dormir como um anjinho em sua cama e tendo que refazer todo esse processo enquanto ainda não ganha na loteria. Na verdade, parece que um banheiro não cai nada mal. Isso não existe em João Pessoa. De carro, em 60 minutos, fora do horário de pico, você corta a cidade de canto à canto, talvez até em menos tempo se você for imprudente. Aqui, você pega no máximo dois ônibus para ir ao emprego. Isso não quer dizer que você faz o trajeto no maior conforto, não. Tanto na ida como na volta você vivencia a experiência de uma lata de sardinha. Mas, isso, vocês dos outros cantos do Brasil sabem também como é.

Mas, João Pessoa por ser a capital, concentra boa parte das ofertas e oportunidades de empregos e négocios. Devido a isso, é comum pessoas que moram na região metropolitana trabalharem na capital. Ai, talvez você precise pegar três ônibus para ir ao trabalho. É comum vermos pessoas de Campina Grande trabalhando também por aqui. Elas se beneficiam pela rota da Real Bus que liga a Capital do estado à Capital do Forró (dizem que é Caruaru, mas é Campina Grande, mesmo) e em 1h e 30 eles já estão aqui no litoral. E ainda digo mais, servidores públicos da saúde que moram no alto sertão e que trabalham em regime de plantão, vem as dezenas para os hospitais pessoenses. Esse fenômeno se dá porque somos um estado pequeno, como eu ja dísse anterioremente. Creio que algo parecido ocorra com o Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, só para ficar na região Nordeste. Essa foi a primeira vantagem.

Como segunda vantagem eu poderia dizer que temos praias belíssimas, um dos shoppings mais modernos do país, uma culinária gostosa. Mas, quero falar de moradia.

Os aluguéis se adequam ao bolso do morador (Se você tem dinheiro e bastante dinheiro, pode morar à beira mar; se você é classe média descendo para média baixa, daquelas que a filósofa odeia, também podem morar à beira mar, basta dividir o apartamento com mais meia dúzia de outras classes médias baixa. Mas, se você é um classe média baixa-baixa, que vive um estilo de pobre moderninho, você poderá morar no bairro dos Bancários e adjacências. Lá, se você for casado, poderá dividir um apartamento de sala e quarto com outro casal. Mas, se você for pobre, daqueles pobres tradicionais, meu amigo, lamento, essa João Pessoa que estão pintando para você não existe. Para o pobre, João Pessoa não é nadinha diferente de Recife, Fortaleza, Rio ou São Paulo. A criminalidade bate na sua porta. A fumaça das drogas entram pelas brechas do telhado. Locais onde a polícia não ousa entrar senão for em combóio, traficantes nas portas das escolas, principalmente das públicas. Assaltos a todo vapor, bolsões de misérias escondidos por muros ou em "condominios populares" e os moradores desses condominios ou se adequam as "leis" ou são expulsos a pauladas, quando não mortos e jogados nos rios.

Essa João Pessoa a mídia e os influencers não fazem propaganda.

Mas, se você quer só dar uma voltinha pela orla e comer uma comidinha diferente, é uma ótima oportunidade.

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 30/12/2023
Reeditado em 30/12/2023
Código do texto: T7965244
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.