O sonho dos 9 trilhões de reais em Mataraca

Amigo leitor, amiga leitora, a China, na verdade, um grupo com participação de empresários chineses, irá(ão) investir cerca de 9 trilhões de reais na América Latina nos próximos anos. Para ser mais específico, esse investimento será feito no Brasil, afunilando mais, será no nordeste. O estado? Na minha pequenina Paraíba. E, se a Paraíba já é pequena para se investir de uma só vez 9 trilhões de reais (só para se ter uma ideia, é quase o PIB do Brasil em 2022 ) a cidade prevista para esse investimento é a linda Mataraca, com pouco menos de 10.000 habitantes, no extremo norte do estado, cidade litorânea, fronteira com o Rio Grande do Norte.

O povo por lá já está com a cabeça nas nuvens. Não era para menos, os orientais vão construir arranha-céus parecidos com os de Dubai. Serão ilhas de arranha-céus. Faltam-me palavras para traduzir o projeto inicial. Coisa futurística. A capacidade será de 1.000.000 pessoas circulando pela Nova Mataraca (esse será o novo nome. Justo, já que nada do que foi será como ja fora um dia. Sò a título de comparação: João Pessoa, a capital, tem menos de 900.000 mil habitantes e a população do estado mal chega a 4 milhões. Essa Nova Mataraca é o futuro.) É aquele tipo de projeto que dá para se fazer com 9 trilhões de reais (ou 450 vezes maior que o PIB paraibano. Imagina um investimento desses em apenas um municipio? Mataraca iria proclamar a sua indenpendência e se tornar um país que já nasceu desenvolvido. Esse é o poder de 9 trilhões de reais).

Imediatamente, todas as placas de vende-se foram retiradas das portas das casas. Quem havia vendido, mas que não tinha ainda passado em cartório, desistiu do negócio de imediato alegando que a casa era de herança. Dizem que teve um homem que construiu a sua residência no quintal do sogros e que na semana da divulgação do investimento trilionário havia se separado da mulher, mas a sua alegria foi que guardou todos os comprovantes de cada tijolo e saca de cimento comprada para construir a sua humildade casinha, com certeza, ele estaria milionário com essa novidade. Ainda a respeito do mercado imobiliário, corretores passaram a ser visto como formiga em pote de açucar, até fazendo plantão de 24h realizando as avaliações de cada metro quadrado da cidade, oferencendo garrafas e mais garrafas de bebidas alcoólicas aos seus clientes.

Sem ao menos um chinês colocar os pés na cidade, o pão francês já dobrou de preço. Por quê? A boa lei da oferta e da demanda. Muita gente querendo comer pão e poucos pães a ser oferecidos, logo, a mão invisível do mercado subiu a régua dos preços. E o paozinho é só um exemplo. Suspeitando que cada pessoa nova na cidade é um dos heredeiros dos 9 trilhões de reais, as pousadas dobraram ou tripiracam os valores das diárias. E o que dizer do preço dos transportes alternativos? Uma corrida de de moto está custando o mesmo de um aluguel de uma diária de carro na Localiza. Tudo está digno dos 9 trilhões reais a serem investidos (por aqui, temos 223 municípios e quase a sua totalidade vivendo em estado de pobreza sonhando com a divisão de royalties da Nova Mataraca).

Os planos são um porto de águas profundas com estrutura inédita no Brasil. Uma cidade futurística com tudo que uma cidade futurística pode ter. Um shopping sem precedentes, ruas largas, viadutos fazendo o desenho de gravata borboleta e tudo o mais que 9 trilhões podem dá. Mas, parece que deu bicho nos planos. Alguém decidiu escrever no papel quanto é 9 trilhões e suspeitou que havia zeros de mais no número. Isso bastou para que os planos fossem sobrestados. O lançamento de dúvidas sobre o projeto feriu o orgulho dos investidores que deram para trás. A notícia da desistência foi recebida com enorme tristeza, principalmente pelo homem que fez a sua casa no quintal dos sogros, viram ele chorando feito um menino indo à concessionário devolver a 4x4 que tinha acabado de comprar (dizem que viram uma penca de políticos chorando lamentando que os chineses deveriam ter mantido o projeto até depois das eleições municipais. Estavam contando com isso para as reeleições).

Pobre Matacara, trilionária por uma semana.

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 26/12/2023
Reeditado em 26/12/2023
Código do texto: T7962315
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.