A imensa aquarela chamada Brasil, sil,sil

Eita, meu Brasil, brasileiro... Meu mulato inzoneiro... Antes de prosseguir, o que significa inzoneiro? Corro, claro, para internet e encontro os seguintes significados fofinhos que nos descrevem muito bem:

afetado,

enredador,

intrigante,

mexeriqueiro,

sonso.

E tem mais:

Enganador,

espertalhão.

Essa palavra era para ser o nosso adjetivo pátrio: Quem nasce no Brasil é o que? INZONEIRO. Mas, assim, estariamos colocando todo mundo em um único saco de lixo. Claro que é impossível todos serem inzoneiros. Para que o inzoneiro exista é necessário que exista também o "otário". Um colega meu sempre diz: "Todo dia um malandro (inzoneiro) e um besta (otário) saem de casa, quando se encontra dá negócio".

O que eu sou? Bem, não sou inzoneiro. Faltam-me habilidades e a malandragem dos tais. Podem crer, não tenho vocação para levar ninguém na lábia e nem passar a perna no meu semelhante. Uma vez fui convidado para um estágio com corretor de imóvel e logo na primeira apresentação sobre a casa que eu deveria ajudar a vender o meu amigo corretor mais experiente falou que no inverno aquela rua parecia o rio Nilo, mas que essa informação deveria ser mantida entre nós. Para facilitar o trabalho, essa informação precisou ser mantida apenas com ele mesmo, pois desisti de ser corretor na mesma hora. Por esse motivo ainda não compramos um teto para chamar de nosso. Se eu não tenho vocação inzoneiro, por certo tenho para ser o otário da história, assim, evitando a minha "vocação", vou adiando a sonhada aquisição.

E assim, vamos levando as nossas vidas nesse maravilho e lindo pais de pessoas inzoneiras e otárias. Não que essa seja uma classificação como as castas indianas onde você tem o direito de subir de nível apenas em vidas futuras. Aqui não. Existe um reversamento entre inzoneiro e otário. Deixa eu contar outra história: trabalhei um tempo num comércio e, entre uma venda e outra, o proprietário percebeu que haviam passado a perna nele com uma nota de R$50,00 falsa. Mas, só bastou reconhecer a nota falsa, com toda a malemolência dos inzoneiros, passou a nota adiante da mesma forma que a recebeu. Caso essa nota não tenha caído sistema bancário (onde deveria ser obrigatoriamente recolhida, com total prejuízo para o depositante) ainda está rodando por ai, como naquela ingênua brincadeiro do "desconta noutro".

E assim, caminhamos nessa imensa aquarela chamada Brasil, sil,sil.

Feliz Natal!!!

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 23/12/2023
Reeditado em 24/12/2023
Código do texto: T7960418
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.