"Como você é inconstante!"

Minha esposa disse que tem muito medo de mim. Claro que eu perguntei o porquê. Ele me disse que eu mudo muito rápido de "hobby". E continuou: "No começo do ano tu estavas devorando toneladas de livros de literatura, depois tu foi para programação, depois fosse para edição de vídeos, depois veio a matemática, o que vai ser daqui a três meses?"

Em parte minha esposa tem razão. Quando eu encontro um passatempo, ele leva boa parte do meu dia e deixa de ser passa tempo para ver para valer. Durante um período assumi um projeto de extensão de literatura brasileira. E caí de cara nos livros de literatura. Comi com farinha alguns, principalmente Dom Casmurro. Outro livro que li e que mexeu com minhas entranhas foi O Cortiço, quem não leu, leia! Indico mais para quem tem mais de 13 anos. Foi nesse período que conheci as crônicas esportivas de Carlos Drummond e de Nelson Rodrigues. Ainda de Machado, li seus primeiros 4 romances: Ressurreição, Helena, A mão e a Luva e Iaia Garcia. Que livros!!! Ainda adentrei no naturalismo francês e li Teresa Raquin. Olhe, se você não gostou muito de ler O Cortiço, então meu amigo, passe longe desse livro de Emily Zolá. É peso pesado. Li As véias aberta da América Latina, do autor Eduardo Galeano. O mesmo livro que Chavez presenteou Obama. E mais alguns outros.

Na programação, aprendi o básico de como se faz um site e a operar, também o básico, do programa Python. Esse conhecimento me abriu os olhos sobre como as coisas no mundo do código binário são feitas. Quando eu abro um site e vejo os seus elementos, sou capaz de saber como aquilo foi feito. Como tal efeito foi aplicado. Algo que há algum tempo eu não teria a menor noção de como era feito.

O meu interesse na matemática é acadêmico, já que preciso dela para fazer uma prova de mestrado que estou pretendendo, e também estou vendo a possibilidade de fazer uma graduação em matemática, ou mesmo uma segunda licenciatura (que é mais curta) para poder ter a habilitação para também poder ensinar tal disciplina, nunca se sabe como será o futuro, ter na manga outro diploma de professor nunca é demais. Além disso, estudo e leio sobre matemática também por curiosidade. Não é um peso. Quando posso aplicar algum conceito ou fazer uma brincadeira usando alguma coisa que aprendi nos meus "hobbys", não perco a oportunidade.

Um amigo me chamou para participar de um clube de tiro ao alvo com flechas. Eu disse que não tinha habilidade alguma com arco e flecha, alvo e mira. E que eu corria o risco de ao disparar a flecha (nem sei se flechas são disparadas) ela cair um raiano de distância do alvo. Olharam para mim com aquela cara: "Um radioquê?" Ai fui explicar o que era o tal do radiano. Minha esposa vendo a minha explicação, na volta para casa disse-me: "É pra isso que tu estuda, né? É, sou professor, e antes de tudo um estudantes, que não perco uma oportunidade para por em prática o que acabei de aprender.

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 29/11/2023
Reeditado em 29/11/2023
Código do texto: T7943223
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.