DECODIFICANDO O MAPA DO FUTURO

É com tristeza que percebo que educar ainda está bem longe dos nossos conceitos que se vangloriam, dando a si mesmos a faixa de perfeição. Dizemo-nos perfeitamente afinados com o educar, estando perdidos em sopas de letras e velhas lições arrojadas à base do cuspe e do giz. No máximo, truques que nem ousam deixar uma lição eficiente de vida.

Diferente de simplesmente ensinar, educar extrapola o sentido mesquinho de quem sabe de tudo, segundo ele mesmo, e não sabe aprender das verdades humanas que tornam rebeldes esses anjos que abominamos quando não rezam exatamente na nossa cartilha. O fato é que nosso amor pela causa só sabe atuar naqueles que já trazem de seus lares todo o amor que se tem. Mesmo assim, não damos nada mais do que gestos simplórios, a esses que nos satisfazem: Massageamos seus egos e oferecemos falsas facilidades e carinho artificial em troca do quanto facilitam nosso trabalho estritamente profissional. Digno dos mais sofisticados telefonistas ou atendentes de recepções de primeira classe.

Muitos de nós passam a vida sem atentar para o fato de que muitas vezes educar é ser mártir para que ninguém o seja. Temos que dar o melhor de nós para que não formemos andróides, e sim, cidadãos. Precisamos entender que esses cidadãos em formação têm o mapa do nosso futuro. Só precisam de nós para ajudá-los a decodificar esse mapa.

Demétrio Sena
Enviado por Demétrio Sena em 27/12/2007
Código do texto: T794003
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.