O tal do teste ANPAD

Recentemente percebi que preciso fazer um mestrado. A minha percepção veio em virtude da minha necessidade de aumentar a minha renda. Como servidor público, ao me qualificar eu recebo um aumento salarial. Alguns dirão que isso é só mais uma mamata. Já outros entendem que um servidor público mais preparado será capaz de desempenhar melhor as suas atribuições. Sem entrar no mérito do debate, eu preciso de money e mais money só vem acompanhado de capacitação. Então, vamos fazer o tal mestrado.

Mas, não é assim... Chegar e fazer um mestrado. Tem que saber qual mestrado fazer. Como sou formado em administração e em história, pensei no Profpt. Para quem não conhece, é um mestrado profissional em educação. Então, qunado eu soube da possibilidade de fazer esse mestrado me informei de tudo: material bibliográfico, inscrição, provas anteriores. Eu estava animado. Mas, ai veio a pandemia e o método de seleção mudou, Seria análise curricular e entrevista. Nem fiz a inscrição. Quando vissem meu histórico escolar em Administração, ririam da minha cara. A prova seria a seleção mais justa para mim no meu atual momento. O fato de eu ter sido um aluno medíocre não reflete no que eu sou hoje. Mas, contra edital não se briga, exceto em casos de ilegalidade, e esse não era um. Vida que segue.

Agora veio outra possibilidade: o PROFIAP. Mestrado profissional em administração pública. Uma boa oportunidade, exceto pela exigência de se fazer o teste ANPAD. Para quem não sabe o que é o teste ANPAD, ele é uma que serve como porta de entrada para mestrado em admnistração e se não me engano, em contabilidade também. Mas, não é qualquer prova. É uma pedreira com português, matemática do nivel fundamental ao médio, passando por raciocínio lógico e inglês. Aqui, só os fortes passarão, Mas, por ser uma prova, as changes são iguais para todos, apesar de não ser nada fácil.

Não é fácil porque a base matemática de um aluno de administração é muito parecida com a de um aluno do EJA. E ao fazer essa comparação, não estou diminuindo os estudantes da educaçã ode jovens e adultos, que tiveram impedimentos mil e a oportunidade de estuda só apareceu agora na fase adulta da vida. Mas, por outro lado, estudei com alunos que tiveram a oportunidade de frequentarem as melhores escola do meu estado, mas que na hora de montar a solução de um problema matemático recorriam a velha e boa parceria na hora da prova. Isso mostra que a falha na educação é generalizada. Deste modo, quando um bacharel em administração se depara com uma prova como a ANPAD, sem o devido preparo, é caixão e vela preta. Sai tão tonto da prova que erra até o caminho de casa.

E a prova de matemática da ANPAD é tão difícil assim? É dificil. Os enunciados são malaristas. E a sua atenção é cobrada a cada instante. Falo isso por experiência própria. Uma vez inventei de fazer essa prova sem preparo algum. Ainda mais me colocaram numa sala sem ar condicionado. O resultado foi fatal.

As provas de português e inglês são compostas por questões de interpretação e de gramática integrada à interpretação. "Ahhh... Interpretação de texto é mole." Não é assim não. Os examinadores pode elaborar questões que te façam refletir durante a prova se fazer um mestrado é coisa para você mesmo.

Ciente de todas essas dificuldades, o grau de dificuldade da prova e as falhar na minha formação acadêmica, lá vou eu para o meu segundo ANPAD. Na verdade, vamos nós, já que minha esposa e eu enfrentaremos juntos essa pedreira.

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 24/11/2023
Código do texto: T7939608
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.