Onde estava Euclides quando precisei dele?

"Ponto é aquilo de que nada é parte."

Euclides

 

 

 

O que é um polígono? Essa pergunta me pegou um dia desses. E veja bem, eu tenho o nível fundamental completo, nível médio, terminei 2 cursos superiores e abandonei 4, também tenho especialização e me aventurando num futuro mestrado. Mas, o que é um polígono?

 

Fui pesquisar em qual série nós somos apresentados a esse assunto e, o primeiro contato é no 5º ano, a antiga 4ª série.

Puxando da minha memória, não vi esse assunto ou qualquer outro relacionado à geometria, seja ela plana ou espacial, em nenhum ano da minha vida escolar.

 

Lembro-me inclusive do meu livro da 4ª série. Tinha um capítulo cheio daquelas figuras com formas variadas. Mas, o ano acabou e não deu tempo de ver o assunto todo. A geometria ficou de fora. E para falar a verdade, nunca me fez falta (era o que eu achava até então). Para dizer que não fez falta de maneira alguma, no ano de 2005, quando eu pretendia entrar no curso de história na UFPB, lembro-me que no vestibular caíram duas perguntas que hoje sei que eram de geometria e que tinham sido propostas por Euclides, trezentos ou quatrocentos anos antes de Cristo, mas que eu nunca ouvira falar até então.

 

A primeira pergunta era: quantas retas podem passar por um ponto? “Ahhh, George. Isso é muito fácil. Por um ponto podem passar infinitas retas.” Isso. Mas, em 2005 nunca havia estudado sobre e não tive a habilidade e o raciocínio matemático suficiente para chegar a essa conclusão, resultado? Errei a questão.

 

E a segunda pergunta era semelhante e até complementava a primeira: Entre dois pontos distintos, A e B, quantas retas podem ser traçadas? “Ahhh... George, de novo? Tu não foi aprovado porquê tu não quis. Essa também é facílima.” Hoje, eu sei que entre dois pontos, podem passar apenas uma reta, inclusive  esse é o primeiro postulado apresentado por Euclides no seu livro Os elementos:“Fique postulado traçar uma reta a partir de todo ponto até todo ponto.” E quando adicionamos mais um ponto, totalizando três, não colineares, temos a nossa primeira figura geométrica planificada: o triângulo.

 

Essas duas questões me fizeram bastante falta. Não consegui entrar naquele que poderia ter sido o meu primeiro contato com a universidade. Mas, nunca me esqueci desses ensinamentos de Euclides aprendidos tardiamente. Como se diz por ai: antes tarde do que nunca.

 

 

 

 

 

 

 

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 15/11/2023
Reeditado em 17/11/2023
Código do texto: T7932285
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.