O MUNDO NÃO ESTÁ PREPARADO PARA OS CANHOTOS

A ideia veio da minha prima, que é canhota. Ela e seu irmão. E o meu irmão também. E uma outra prima nossa. Deve existir bem mais canhotos na família, mas não conheço todos. Certamente quase nunca os esquecemos, são poucos.

Tive minha fase de inconformismo em não ser uma, pois acho elegantíssimo. Mas, como disse a Camila, "não é só maravilhas também, o mundo não está preparado para os canhotos". Não mesmo.

Desse lado aqui, os destros nem imaginam os sufocos que passam a galera da mão esquerda: é dificuldade para recortar papéis, para abrir latas, desenhar margens, levar cotoveladas às mesas, acertar relógios de pulso, carteiras da escola de um braço só, isso sem contar os fantoches em formato de luva que uma vez experimentei na creche... prontamente, a canhota disse "ah, essa luva foi feita para destros". Pobres sofridos.

Pensar que antigamente algumas pessoas reeducavam os coitados para escreverem com a "mão certa", me faz pensar que há mais canhotos habilitados com a mão direita do que imaginamos.

Meu pai, mesmo, certa vez me disse que quando criança eu escrevia com a esquerda. Não dá para saber ao certo, visto que criança, até pegar o jeito, vai rabiscando com as duas. Vovô também nasceu canhoto, mas se adequou à escrever com a mão direita.

Todo canhoto sempre reclama desses despreparos de objetos, porém há, com certa dificuldade, alguns espalhados nas lojas online, apesar de eu nunca ter visto alguém usufruir de um.

Afinal, os canhotos, mais espertos (ou seria falta de opção?) vão se ajustando ao cotidiano, aprendendo a cultivar hábitos dos destros, o que os levam a trabalhar várias habilidades. Quem disse que eram adversos? Já li artigo afirmando que eram mais inteligentes... Bom, quanto à esperteza, eu não duvido. Ora, não é a toa que eu queria ser canhota...

Luciana Arima
Enviado por Luciana Arima em 17/10/2023
Código do texto: T7910760
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.