Por onde andam meus amigos da faculdade?
Você escolhe um curso. Faz cursinho, estuda, presta vestibular e passa. Faz matrícula. Sua a camisa, a testa e as axilas pra pagar a mensalidade, a estadia da república, pra passar nas provas. Mas às vezes pega exame. Ou até DP. E sua mais ainda, porque tem trabalho em dobro.
Por bons anos - os que o curso oferece e talvez mais algum que você fica porque não deu conta (não se preocupe, faz parte) você convive com as mesmas pessoas, o mesmo ambiente, a mesma biblioteca, os mesmos salgados e a mesma cantina.
E faz amigos, arruma uma companhia ou quem sabe um namoro sério, acontece. Os seus companheiros diários tornam-se sua quase família. Dividem com você os desabafos, o dinheiro da janta - que é um salgado, crepe, lanche ou panqueca -, as conversas fiadas, as bombas levadas. Alguns viram padrinhos de casamento ou do filho.
Debaixo de perrengues, moedas contadas, xerox e caderno emprestados, trabalhos irritantes em grupo apresentados, estágios cumpridos, aulas de sexta matadas, final de festa embriagado, ônibus perdido e TCC concluído, você finalmente chega pertinho do seu tão esperado canudo: da colação de grau, da formatura.
Ufa! Quantos anos batalhados, quanto suor derramado! Os anos passaram, minha gente. Por onde meus amigos da faculdade? Nos seus destinos, ué. Nem todos seguiram a carreira. Viraram empreendedores, mudaram de cidade, de país, foram para a pós, mestrado, doutorado ou, até, para um curso técnico.
Seguiram a felicidade, o que pulsava o coração. Casaram. Tiveram filhos. Deram dimensão oposta àquilo que o diploma oferecia. O tempo se encarregou de entregar a satisfação no portão de cada casa. Quis desfazer o que a faculdade uniu. A assiduidade acabou, é verdade. Mas não o carinho. De vez em quando a gente se fala, troca mensagem, posta foto na rede social, sempre saudoso: "melhor fase da minha vida!" Foi sim. Todo mundo sente falta do vínculo, da reciprocidade, da camaradagem. É isso. É vida. É conquista, é calor humano, é história. Que saudade dos meus amigos!