O passado traz lições para o presente
Seres humanos possuem uma faculdade que animais não possuem que é a razão. Ela nos leva a reflexão, a introspecção e a autoanálise. Devemos o tempo todo reavaliar nossa conduta, nossas atitudes, hábitos e, principalmente, os relacionamentos passados.
Devemos extrair lições importantes do que vivemos nos relacionamentos passados, do que foi bom e do que foi ruim para não errar mais. Nada do que passamos foi em vão. Até na dor e nos erros grotescos que cometemos devemos tirar proveito.
Algumas coisas são certas sobre relacionamentos. A primeira é que amor não é o bastante. A segunda é que sexo não é o suficiente. Casais terminam relacionamentos com amor, sofrem e se machucam com relações com química e tesão na estratosfera. É preciso ter cumplicidade, compatibilidade, ceder quando tem que ceder, por conseguinte o respeito e admiração ao parceiro são fundamentais para o sucesso de uma relação a dois.
Mesmo que tenha amor, se ambos não forem cúmplices, não tiverem compatibilidade mais cedo ou mais tarde essa relação se desgastará e findará. Podem ser ótimos amantes e a cama pegar fogo, no entanto se não houver respeito e não se admirarem, tão pouco durará esse relacionamento.
Outra coisa fundamental é que precisamos estar bem conosco, para depois estar bem com o próximo. Comece uma relação preparado para fazer o outro feliz, pois você já é feliz ou está na busca incessantemente de estar bem consigo. Dificilmente uma pessoa infeliz fará o outro feliz.
Sei que é difícil fazer o que direi agora. Mas procure entrar numa relação curado dos traumas dos seus relacionamentos anteriores, para não gerar mais dor a si e ao outro.
Há uma frase de autor desconhecido que diz: “Se você não se curar do que te feriu, vai sangrar em cima das pessoas que não te cortaram”.
Não leve bagagens pesadas dos relacionamentos anteriores para o atual. Seu novo parceiro não é responsável pelo que seu ex-companheiro te causou.
Comece do zero! Sem pesos, sem culpas, sem medo e sem rancor. Só tenha cuidado e atenção! Evite entregar-se de cara! Como diz um sábio adágio popular: “procure antes comer muito sal com a pessoa", pois conhecimento requer tempo, convívio e caminhada.
Por último, não permita que seu último relacionamento te trave, te impeça de prosseguir, te tire a esperança do novo! Nada e ninguém podem tirar a expectativa e o desejo do recomeço.
Não faça da vírgula um ponto final! Não faça da dor e frustração o fim da sua história! Faça do passado um recomeço marcado pela experiência e maturidade!