As sedutoras palavras

Há quem se interesse por política, pescaria, gastronomia, perfumaria, futebol, bebida e afins. Alguns, no entanto, interessam-se por tudo isso e mais um pouco; as pessoas têm expandido as preferências e gostos.

Os literatos e professores, parcelas pequenas das gentes, contam diversas predileções e mais uma: o encanto pela escrita e pelas palavras.

Nossa língua tem termos feios, não nego, mas a vastidão de vocábulos lindos supera, e muito, as expectativas.

Em se tratando de expectativa, os amantes do português harmonizam em um ponto: eles são deslumbrados pelo nível exemplar da linguagem. Quem nunca se embeveceu pelas palavras bem articuladas ou torceu o nariz e fechou os olhos a uma escrita incorreta, que atire a primeira pedra.

Existem pessoas prepotentes, não duvidem, mas não é por causa destes inconvenientes que seremos coniventes com os erros ortográficos; a forma modelar do discurso, seja escrito ou oral, não só convence como também cativa, seduz e fascina qualquer pessoa.

Esse fascínio, da atrativa e admirável escrita e oratória, aproxima, inclusive, os casais. Lembro-me do querido professor Gurgel, relatando sua história de amor - sua esposa, dona Mimi, disse a escrita ser o primeiro ponto que lhe chamou a atenção. Quem resiste ao encanto de uma frase ou argumento bem escrito? É quase um feitiço!

Um texto impecável, rico em detalhes e sinceridade, seduz o mais alheio às letras. Quem, junto da admiração, ainda tem como linguagem do amor as palavras de afirmação, certamente apaixona-se; senão pelo sujeito, no mínimo enamora-se pelo verbo.

A comunicação, em suas diversas nuances, é o que mantém viva as chamas; seja dos amigos, amores e vivências. As sutilezas e perspicácia do discurso elevam e projetam o que há de mais nobre nas relações: elas eternizam a humanidade.

Luciana Arima
Enviado por Luciana Arima em 08/10/2023
Código do texto: T7904255
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.