Ágape

"Significado de Ágape. Substantivo feminino

Designação comum para se referir ao amor de Deus; amor divino; amor incondicional."

"Festividade ocorrida entre os cristãos, caracterizada pela refeição que era compartilhada com os demais, sendo também celebrado o rito eucarístico."

 

Quaisquer festa, encontros, reuniões , onde há partilha de refeições, almoços, lanche, confraternização. Pode ser denominado Ágape.

Não é uma palavra muito utilizada pela população em geral. Mas é uma palavra forte onde somos obrigados a salientar o proparoxítona logo no início.

Essa força está presente também na representação hierárquica e na irmandade.

Percebi, num desses encontros, que priorizam as mulheres e idosos, seguidos aos convidados a se servir. 

Em sequência os iniciados para que todos não esqueçam que servir bem é o papel do líder. Do mestre. Do Pai. Do anfitrião Maior.

Repartir o pão ( o bolo, o suco, o café, a feijoada, a maniçoba etc) foi ensinamento do pai maior. Do Grande Arquiteto.

O Ágape é o pão da vida. Nenhum Pai ficaria satisfeito que um Irmão ou irmã, seja esbanjador com o Ágape, e deixe a mesa vazia para quem cuida do Templo, ou para quem chegou depois.

Não foi o milagre da multiplicação que Jesus quiz mostrar. Foi a importância da irmandade na mesa que precisamos dividir o prazer de estarem juntos, unidos e zelosos com os presentes ou ausentes no momento de repartir e cuidar. Aproveitar sem exagerar do pão ou no vinho. Faz da oportunidade, um momento único de fraternidade.

É bom reforçar o importante papel da mulher no Ágape. Há loja que elas programam e participam de todas as atividades destes eventos. Mesmo quando não estão presentes, mandam o seu melhor quitute para o marido e cunhados e tios.·.

 

Patrocínio

Michelonenergia.com.br

71 999557005 e 3199.5555

 

 

A Regina Michelon
Enviado por A Regina Michelon em 08/10/2023
Reeditado em 08/10/2023
Código do texto: T7903888
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.