O CAMINHO DAS PEDRAS

Paraíba, nome que significa na língua tupi guarani, rio impraticável, ou de difícil navegação, dá nome ao pequeno estado da federação brasileira, porém de grandes valores culturais e ecológicos. Localizada no estremo oriental das Américas, esta compreende 56.585 Km² de área em seu território.

Embora a Paraíba tenha a fama de ser uma terra seca e árida, há nela seus encantos naturais, que fortalecem e impulsiona a bravura do seu povo, nos diversos seguimentos culturais. Seja na linha artística, seja na agricultura ou na mineração, seja no setor industrial a Paraíba tem grande destaque no cenário nacional.

Nas artes merece destaque com os artistas, Chico César, Elba Ramalho, Sivuca, Zé Ramalho, Sandra Belê, Herbt Viana, Lucy Alves, Geraldo Vandré, Flávio José, Renata Arruda, Pedro Américo, Bartô Galeno, Pinto do Acordeom, Vital Farias, Sérgio Lopes, Pinto de Monteiro, Nairon Barreto, Jessier Quirino, Mestre Zaia, Pulo de Lira, Zezita Matos, Wladimir Carvalho entre outros.

Na literatura, merece destaque, Ariano Suassuna, Augusto dos Anjos, José Américo de Almeida, José Lins do Rego, Ivan Bichara, Ernani Sátiro, Ronaldo Cunha Lima, Raimundo Asfora, Assis Chateaubriand Inácio da Catingueira, Celso Furtado, Waldemar José Solha e outros mais.

No setor mineral a Paraíba apresenta destaque no cenário nacional em diversos minérios, sendo responsável por mais de 90% da bentonita bruta do país. Segundo a Companhia de Desenvolvimento da Paraíba CINEP, no país, é o maior estado produtor de cimento do Nordeste, representando cerca de 27% da produção regional. Além disso, é o quinto maior exportador de rochas ornamentais, com crescimento de 13% sobre o ano anterior. A segunda pedra preciosa mais cara do mundo é a pedra Turmalina Paraíba, perdendo apenas para o diamante, foi encontrada pela primeira vez no Município de São José da Batalha no sertão paraibano. Daí a origem do nome. Com extração apenas em três lugares no mundo, sendo na Paraíba, no Rio Grande do Norte e na África.

A indústria da Paraíba ocupa o quarto lugar no Nordeste no ranque nacional, ficando atrás apenas de Pernambuco, Bahia e Ceará. O setor agrícola, é bem desenvolvido, principalmente em alguns produtos, como o caju, abacaxi e o algodão. A Paraíba é o segundo produtor de abacaxi do Brasil, e é o maior produtor de algodão colorido do país é o terceiro maior produtor de cana-de-açúcar do Nordeste.

O turismo na Paraíba movimento uma grande fatia da economia do estado, como uma variação regional de acordo com os meses do ano. Com a excelente localização geográfica no extremo leste das américas, Na Paraíba o sol nasce primeiro. O sol é presente com bastante força nas quatro estações do ano. Isso favorece bastante o turismo na área litorânea com seu exuberante conjunto de praias belíssimas em todo o litoral.

No período de julho a setembro, o turismo se fortalece num circuito entre alguns municípios, no chamado “Os Caminhos do Frio”, no brejo paraibano com frio em média de 12 graus. Situadas na região montanhosa do Planalto da Borborema com altitude de 550 metros acima do nível do mar. Principalmente em alguns municípios do brejo paraibano, há uma grande procura pelos turistas que visitam, as cidades histórias, engenhos, trilhas ecológicas e Parques nacionais. São incluídos rota dos Caminhos do Frio os municípios de Alagoa Grande, Alagoa Nova, Areia, Bananeiras, Pilões, Remígio, Serraria e Solânea.

Porém, a Paraíba é um grande cenário de sítios arqueológicos, como o Lajedo de Pai Mateus é uma elevação rochosa localizada na cidade de Cabaceiras, (O município que menos chove no estado), onde está localizada no estado da Paraíba, Brasil. Nela está escrito no alto da montanha: “Roliude Nordestina”, palco cinematográfico de vários filmes. Tem aproximadamente 1,5 km² e cerca de cem grandes pedras arredondadas que se destacam sobre a superfície ligeiramente convexa e a vegetação escassa da região do Cariri Paraibano. A Pedra de Ingá é um monumento arqueológico, identificado como "Itacoatiara", formado por um terreno rochoso que possui inscrições rupestres entalhadas na rocha, localizado no município brasileiro de Ingá no estado da Paraíba. O termo "Itacoatiara" vem da língua tupi: ita e kûatiara.

O Parque Estadual da Pedra da Boca, está localizado na porção norte do município brasileiro de Araruna, no estado da Paraíba, O pico do Jabre é o ponto culminante do estado brasileiro da Paraíba. Com 1.197 metros de altitude, o pico localiza se no município de Matureia. O Parque Estadual Pico do Jabre foi criado para envolver toda a área do pico e proteger a fauna e a flora da região.

Eu, que sou um grande amante de turismo ecológico, amo conhecer e explorar estas riquezas naturais e pela minha formação artística, gosto bastante de estudar paisagens e cenários com pedras e formações rochosas, sempre que posso, visito algumas dessas riquezas da Paraíba, palcos de grandes atrações turísticas. Mas antes de partir para alguns destes destinos, nunca deixo de perguntar ao Guia de Turismo a minha pergunta clássica: “Nós vamos passar pelo Caminho das Pedras?”

Dom Antonio Joaquim Alves (Thiago Alves)

A Arte de Thiago Alves
Enviado por A Arte de Thiago Alves em 28/09/2023
Código do texto: T7896357
Classificação de conteúdo: seguro