O principal sítio histórico rural de Cabo Frio é o retrato dos seus políticos

A Fazenda Campos Novos é o retrato do abandono e do descaso da classe política. Também é a imagem do desamor e desconhecimento da população cabo-friense.

O principal Monumento Histórico rural da Região dos Lagos e um dos principais do Estado, com tombamento e reconhecimento federal pelo IPHAN, está totalmente abandonado e caindo aos pedaços. Os sucessivos governos a abandonaram há décadas.

O legislativo faz pouco caso da sua existência e importância, não fiscaliza o poder executivo e nem cobram obras de restauro na Fazenda. Tenho certeza absoluta que a maioria dos vereadores nunca sequer a visitaram, menos ainda, conhecem minimamente sua história e importância no cenário colonial-nacional.

Professores, inclusive, os de História, a maioria absoluta não conhece a Fazenda Campos Novos. Nunca a visitaram, nem pesquisaram sobre ela e fizeram nela aula de campo ou atividade de educação Patrimonial.

Os guias de turismo e as inúmeras agências de turismo, não investem em turismo histórico-cultural na Região dos Lagos, muito menos exploram o potencial turístico da Fazenda Campos Novos, nem mesmo quando têm eventos e exposições agroecológica na localidade. Tamoios e a sua magnífica fazenda não existem para este seguimento.

A população, inclusive, a residente em Tamoios, também não a conhece, mesmo ela ficando diariamente com a porteira aberta a qualquer um que a queira visitar. Só para citar um exemplo: na visita guiada que fiz hoje à localidade, os dois vigilantes que estavam de plantão na Fazenda e o Guarda Municipal, disseram-me que mesmo sendo moradores de Aquários e Unamar só a conheceram após serem escalados para trabalharem nela. Se não fosse o trabalho continuariam sem conhecê-la morando a pouquíssimos quilômetros da Fazenda.

Os professores e profissionais da Educação responsáveis pelos alunos da escola privada que eu guiei no Tour Histórico na Fazenda Campos Novos, hoje, também não conheciam a localidade. Ainda bem, que a escola propôs a seus alunos e docentes que eles conhecessem o mais importante patrimônio histórico rural de nossa cidade.

Para ser preservar, precisa-se antes conhecer. Para amar e valorizar é obrigatório o conhecimento prévio do bem cultural.

A Fazenda Campos Novos necessita de um olhar de amor: do poder Público, da sociedade civil organizada, dos profissionais da educação e dos moradores de Tamoios e do Primeiro Distrito de Cabo Frio.

Acioli Junior
Enviado por Acioli Junior em 25/09/2023
Código do texto: T7893475
Classificação de conteúdo: seguro