UMA LUZ NA ESCURIDÃO

Valéria Gurgel

Estamos habituados! E por isso, costumamos despertar todos os dias na expectativa de que o dia vai amanhecer perfeito, e para nos servir. Que tudo tem que dar certo, tudo será lindo, calmo, radiante. E que a normalidade da vida simplesmente se sucederá. Vale pensar positivo.

 

Às vezes sim, tudo acontece como numa programação, de um mero padrão atual, tão rotineiro que chegamos a pensar que o mundo segue no piloto automático, ou desenvolve-se por obrigação simbiotica para satisfazer as necessidades primárias, secundárias e terciárias dos seres humanos. Como se a natureza fosse obrigada a nos brindar com todas as suas dádivas diariamente!

 

Até um dia em que nos damos conta de que não, nem tudo tem ou deve ser perfeito como esperamos que seja. E o mínimo que poderíamos fazer seria agradecer! Pelas facilidades e pelas dificuldades porque a verdade é que a vida é pedagógica e tudo o que acontece, é para nos ensinar algo mais.

 

E para aquele que está atento, diz o ditado que "para quem sabe ler, um pingo é letra," rapidamente conseguirá perceber onde está subentendida aquela lição e a razão dela, que tanto tem a nos sinalizar e promover reflexões, incitar nossa evolução, lapidando nosso brilho ofuscado por nossas desvirtuadas atitudes, pensamentos e palavras.

 

Os chamados testes instantâneos! Geralmente eles surgem do nada, sempre quando a nossa egolatria ou egoísmo acredita estar acima dos demais, e que nunca precisaremos de ninguém!

 

O que muitos se esquecem é que a tudo devemos dar graças!. Mas, a maioria não encontra tempo para agradecer ou sequer perceber a necessidade da prova, porque se ocupam mais em reclamar, se tornam cegos!

 

Existe sim dias tenebrosos, escuros onde tudo dá errado, nos vemos perdidos sem saber por onde seguir, ou buscar uma janela que entre sequer um fraco feixe de luz ou, onde possa estar a porta aberta para uma saída.

 

Mas, a humildade quando floresce em nosso coração perfuma a mente de amor e de paz, a calma, nos traz lucidez para vermos a luz para nossas próprias vidas e até para a vida dos demais.

É quando nos propomos a encontrar atitudes que possam realmente iluminar.

 

"Até que o Sol não brilhe, acendamos uma vela na escuridão!"

 

Valéria Cristina Gurgel
Enviado por Valéria Cristina Gurgel em 11/09/2023
Reeditado em 11/09/2023
Código do texto: T7883335
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.