Copa do Mundo de 90
Já estamos no mês de janeiro de 1990. No dia 08 de junho tem início a Copa do Mundo de Futebol, fato marcante, principalmente aqui no Brasil onde vive um povo apaixonado pelo esporte.
A última vez que conseguimos trazer a taça de campeão, foi em 1970. Lembro-me, tinha 10 anos de idade quando assistia de relance as partidas que eram jogos emocionantes, que deixaram boas lembranças.
Naquela época o torcedor era mais patriota e havia um hino, uma música, uma corrente para frente que envolvia até os mais indiferentes. Os jogadores eram como soldados que lutavam em defesa da Pátria, sem a ofuscação pela fama e pelo dinheiro, mas, pela sobrevivência em vencer a guerra ou o campeonato, e todos estavam unidos. Éramos um exemplo de garra e de talento que nos consagraram como o país da bola, com glória e esplendor.
Entramos em decadência, com a nossa maior paixão. Nosso futebol virou uma máquina de ganhar dinheiro, de ídolos de barros, de aproveitadores da fama. O futebol ficou centralizado nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, onde muitas das vezes se reuniam todos os jogadores da seleção. E em outros clubes de outros estados nenhuma convocação. Desde então o Brasil deixou de ganhar títulos que o consagraram como o país do futebol.
Internamente entramos em crise, com torcedores fugindo dos estádios, e os clubes passaram a vender os seus craques para os times do exterior, por não terem condições de sustentá-los financeiramente. E assim mudaram toda a caraterística do nosso futebol, que é o toque de bola e o drible.
O Brasil é visto como o país celeiro de craques do futebol, com o privilégio de termos um rei do futebol e sermos espetáculo para o mundo com o futebol arte. Só que ultimamente temos levado a pior com nosso clubes e seleção nos torneios internacionais.
Mas, demos o troco ao conquistarmos a última Copa Libertadores da América. Que esse espírito de revanche, de garra, que vai além da técnica seja revelado para o mundo do futebol, para que possamos conquistar a Copa de 90.
Goiânia, 07 de janeiro de 1990
(Meu primeiro texto enviado para o jornal O Popular, seção Cartas dos Leitores, que não sei se foi publicado. Do meu livro Na minha opinião II, que está sendo montado)