VALORES EM PAUTA
É comum ouvir as pessoas dizer que o dinheiro não traz felicidades.
Assim iniciavam-se as falas do renomado Professor Themistocles Villares Brandt, um profundo matemático e consultor financeiro diplomado também em filosofia, por uma universidade famosa no mundo inteiro.
Ele escreveu em seu artigo de despedida do curso acadêmico ora prestado, as seguintes ponderações:
"Nao! Definitivamente posso lhes afirmar veementemente que o dinheiro não traz felicidade.
Ele não traz, e isso deixo como registro autenticado nas minhas colocações textuais.
Todavia, posso, ao mesmo tempo, afirmar-lhes que: Se não traz, ele vai busca-la onde ela estiver escondida".
Todos se entreolharam gerando a massa crítica num instante em que alguns que assistiam-no buscavam perplexos um compreender mais plausível para aquela afirmação que acabavam de ouvir.
Então, ele continua:
"O dinheiro compra a fome, e somente sabe a verdadeira importância que ele tem, quem deste necessita para sacia-la"
Burburinhos em vozes amaciadas se fizeram ouvir no auditório.
Themistocles sabia que essa provocação geraria um conflito de pensamento e ele emenda sua narrativa dizendo:
Mas o TER, não pode, JAMAIS, superar o SER (em qualquer situação mais confortável que se ache uma pessoa).
Somos necessitados uns dos outros e cada um tem nessa esfera global que chamamos de mundo, sua importância no vasto universo e na vida de cada um.
O silêncio ficara mais intenso, quando ele, sabendo-se dominador daquele instante prossegue utilizando uma metafora simples e de fácil entendimento:
"Quando um carro quebra, não é o dentista o primeiro a ser chamado para conserta-lo. E, na mesma linha de raciocínio afirmo sem nenhum temor, que quando alguém adoece, não será um mecânico, a primeira pessoa a ser lembrada para cuida-lo.
Só precisamos aprender praticar um dos atos maiores como seres humanos: Respeitar a posição, o pensamento e o modo de agir e de viver de cada um, pois cada um de todos nós dependemos de TER, para melhor viver em comunhão com todo SER.
Se assim nos comportarmos, não haverá porque não dividir o que pode ser somado e com extrema sabedoria e amor ao próximo repartido entre todos, multiplicando o bom viver de cada um.
Essa será a maior lógica da aplicabilidade em qualquer equação que se possa fazer.
Ele olha a multidão silenciada, fitando-a por alguns tão preciosos segundos e calmamente lhes diz: Procurem entender o modo de SER daquele que não ver o TER como o fator preponderante de um existir. E, antes de criticar, tente ajuda-lo de alguma forma, dandi-lhe oportunidade pois todo ser humano é capaz se houver quem possa esnterded-lhe as mãos
Despediu-se de todos, ovacionado de pé por aqueles que lhe ouvira e dali se retirou, sem mais nada pronunciar
Cipó-BA - 08 de maio de 2023.