Quando a pessoa objeto de suas críticas tem atitude exemplar

Quando é para criticar, se crítica, mas, quando é para elogiar, deve-se elogiar.

Hoje, em pleno Tour Histórico que realizei com professores e amigos no Segundo Distrito de Cabo Frio e em Barra de São João, ocorreu algo digno de aplausos. E, por incrível que pareça, logo de quem eu tenho criticado durante três anos: José Bonifácio, prefeito de Cabo Frio.

Aconteceu no Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado. Após duas horas de Tour, ao nos dirigirmos para uma loja improvisada de vendas de mel silvestre, encontramos o prefeito de Cabo Frio que, com muita simpatia e educação, nos cumprimentou e perguntou quem éramos, fingindo não me conhecer – seu grande crítico por conta do abandono dos Monumentos históricos do município. Eu disse a ele que era o historiador e guia responsável pelo grupo de professores. Ele, então, conversou por cerca de três minutos conosco e saiu para conferir a obra do seu governo no parque. Nesse momento, o dono da loja de mel se dirigiu ao prefeito com uma garrafinha de mel, e disse:

– Prefeito, esse mel é um presente para o senhor!

Nessa hora, José Bonifácio, diante do meu olhar atento, mas sem me ver, ponderou:

– Amigo, o mel é fruto do seu trabalho e sacrifício. O único dia do ano em que eu aceito presente, de qualquer pessoa, é o dia 14 de maio, dia do meu aniversário. Fora dessa data não aceito presente de ninguém.

O homem, sem graça, diante de meu olhar atento, guardou a garrafinha de mel e ficou todo desconcertado.

Essa é a forma digna, correta e republicana de um homem público agir. Eu, com todo meu senso crítico, não vi maldade alguma no gesto do apicultor, apenas o fato dele estar querendo fazer “média” e “bajular” o chefe do executivo municipal. Se o prefeito aceitasse o “presente” juro que não iria pensar mal da situação. Mas, eu achei uma atitude ética, louvável e digna de aplausos do “Zezinho”.

Num tempo em que o “mito”, o probo e “Salvador da pátria” de muitos está aceitando, ilegalmente e imoralmente, “presentes” de milhões de dólares do governo da Arábia Saudita, cabe lembrar que, quem é fiel no pouco, será no muito; quem não é fiel no muito, nunca foi em nada.

Parabéns, José Bonifácio! Talvez, o senhor nem saiba da existência desse texto, como não percebeu que eu assisti sua exemplar atitude hoje pela manhã no parque. Se todos os homens públicos agissem assim, o Brasil seria um país infinitamente melhor e mais decente.

Texto: Acioli Junior

Acioli Junior
Enviado por Acioli Junior em 19/03/2023
Código do texto: T7743543
Classificação de conteúdo: seguro