Não existe um rei do futebol

O cidadão Edson Arantes do Nascimento conhecido mundialmente como Pelé, falecido no dia 29 de dezembro de 2022, foi um dos maiores jogadores de todos os tempos e foi eleito o atleta do século 20. Agora intitular Pelé como o melhor de jogador de todos os tempos ou Rei do futebol é um marketing da mídia futebolística com o intuito de promover o Brasil como o país do futebol.

É um erro compararmos jogadores de gerações diferentes, porque o futebol evoluiu ao longo do tempo e está em constante evolução assim como outras modalidades esportivas. Outras áreas como a Medicina e a Tecnologia também estão em constante evolução e beneficiaram o futebol. Os atletas hoje em dia estão correndo mais e jogando mais tempo devido o avanço da Medicina e da tecnologia, e tem os melhores equipamentos.

Na época de Pelé, um atleta corria a metade do tempo que se corre hoje e havia pouca marcação, e os ponteiros tinham a liberdade de irem ao fundo e cruzarem a bola na área que resultava em gol. A posição de ponteiros não existe mais. Pelé sobressaia por ser forte e oportunista, e driblava na corrida assim como o Messi e o Mbapê. Era caçado em campo, por isso ficou de fora de duas Copas do Mundo, a de 62 e de 66, por lesões.

A partir de 1970 passei a assistir aos jogos de Pelé pela televisão na seleção e no Santos. No Santos era protagonista auxiliados por Coutinho, Pepe e depois Edu. Na seleção marcou mais gols, ou seja, 77, mas não foi o artilheiro de nenhuma Copa, e marcou 12 gols nas 04 Copas em que foi convocado, ou seja, 58, 62, 66 e 70. Jogou no New York Cosmos dos EUA até os 40 anos de idade e se aposentou oficialmente aos 44 anos de idade num jogo amistoso entre Santos e New York Cosmos em 1 de outubro de 1977.

Pelé não driblava parado como Garrincha e Neymar, não era um exímio cobrador de falta como Zico, nem um excelente cabeceador como Luis Suárez, mas marcava muitos gols. É o maior artilheiro de todos os tempos, com 1284 gols computados os jogos amistosos. Pelas conquistas Pelé pode ser considerado o Rei do futebol até que surja um outro. Não podemos esquecer que cada país tem o seu rei do futebol, assim como a Argentina tem Maradona e Portugal tem Eusébio. Rei eterno do futebol não existe, até porque no mundo espiritual não existe futebol.

Goiânia, 13-02-2023

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 13/02/2023
Reeditado em 13/02/2023
Código do texto: T7718234
Classificação de conteúdo: seguro