Confraternização das igrejas Batistas

Rio Verde/Mineiros, 31 de outubro de 1997 – Sexta-feira

Cerca das 08:00 deixei o plantão da delegacia de polícia rumo à república onde tomei um banho quente. Desci para a cozinha e preparei um chá mate para acompanhar alguns biscoitos pão de mel. O chá mate me faz bem. Li um artigo na revista Seleções do mês de outubro relatando os benefícios do chá mate. Almocei. Terminei de assistir o telejornal Hoje da Rede Globo e desliguei a televisão. Comecei a preparar umas roupas e uma mochila para a viajar para Mineiros, para um encontro de confraternização das igrejas Batistas do sudoeste goiano, cerca de 06 igrejas. 15:00, de carro, desci para a igreja Batista onde estacionei o meu carro no pátio. Pelas 17:00 o ônibus de turismo chegou. Embarcamo-nos cerca de 30 pessoas. Sentei-me na primeira poltrona. O ônibus parou num posto perto da rodoviária para abastecer. A Wanessa Santos Pereira, os seus pais e o seu irmão chegaram num carro. A Wanessa entrou no ônibus animada e foi sentar-se lá atrás, acho que não me viu; e começaram a cantar músicas evangélicas. Depois de viajarmos cerca de 200km e quase 04 horas chegamos em Mineiros, no colégio Polivalente onde iríamos ficar até domingo. Fomos recebidos pela igreja de Mineiros com saudações de boas-vindas. A janta continha arroz, feijão, almôndegas e salada de cenoura. Sentei-me perto da Wanessa na hora da refeição. 21:00 iniciou o primeiro culto com o pastor Antônio Nogueira de Carvalho, que seria o pregador oficial. Tomei um banho e fui deitar pelas 23:00.

Mineiros, 1º de novembro de 1997 – Sábado

Pelas 06:00 eu me levantei dum colchão posto numa sala de aula e fui no banheiro. 07:30 teve início o café com leite e pão francês com margarina. 08:00 começou o culto ou II seção. Mais o menos 09:00 chegaram a Simone e a sua irmã; vieram numa Kombi com outros irmãos da igreja Batista de Indiara. A Simone era membra da igreja Batista de Verde quando fazia Faculdade, e eu a conheci junto com sua irmã na Faculdade há cerca de 07 anos. O culto terminou por volta das 11:00. Almocei. Pelas 13:00, no ginásio de esportes do colégio, começou o horário dos esportes, com torneios de vôlei e futsal. Comecei jogando futsal pela equipe de Santa Helena, mas cansei logo e saí, e o nosso time perdeu para o time de Mineiros por 15 a 04. A Wanessa ficou um pouco assistindo ao jogo e saiu. A Simone jogou vôlei pela equipe de Rio Verde. Mais ou menos 17:00 os irmãos da igreja de Rio Verde foram jogar soçaite fora do ginásio. Fui com eles, mas não joguei. Tomei banho e jantei. Cada refeição tinha um cardápio diferente. No culto da noite teve concurso de músicas e poesias. Eu recitei uma poesia de minha autoria. A Simone sentou-se perto de mim. Depois do culto conversei um pouco com a Simone e com a sua irmã que é mais velha, e deve ter menos de 30 anos de idade. Cerca da meia-noite fui deitar.

Mineiros/Rio Verde, 02 de novembro de 1997 – Domingo

Mais ou menos 06:0 eu me levantei da cama, do colchão improvisado numa sala de aula. Fui no banheiro escovar os dentes e lavar o rosto. Nas duas noites passadas eu dormi pouco devido as brincadeiras dos adolescentes e jovens. 07:30 teve início o café com leite e pão. 08:30 iniciou o culto de despedida. Foi anunciado o resultado do concurso de músicas e de poesias. A poesia que apresentei não foi classificada entre as 03. Mais ou menos meio-dia terminou o culto. Almocei. Voltei para o local onde dormira para arrumar minhas coisas. Toda as pessoas se preparavam para irem embora com alguma tristeza nas despedidas. Conversei com a Simone que estava arrumando as suas coisas junto com a sua irmã para embarcarem na Kombi. Perguntei a Simone se ela trabalhava, e ela me disse que tinha um supermercado de secos e molhados em Indiara. Falei para ela vir no acampamento da nossa igreja no Carnaval. Me despedi dela e de sua irmã. A Simone sempre me encantou por sua beleza e simpatia, mas nunca aproveitei a oportunidade de ter um relacionamento sério. Pelas 14:00 embarcamos no ônibus. A Wanessa sentou-se com o irmão Marco Antônio. Chegamos em Rio Verde por volta das 18:00. Encontrei o pneu do meu Chevette furado, e troquei o pneu. Dei carona para o irmão Marco Antônio que mora perto da república.

(Do meu livro Diário dum policial poeta, 1996,97e 98, em revisão)

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 04/02/2023
Reeditado em 05/02/2023
Código do texto: T7711379
Classificação de conteúdo: seguro