Australian Open 2023 e a volta de Djokovic

A Austrália é um país localizado na Oceania, e é o sexto país em extensão ficando atrás do Brasil, EUA, China, Canadá e Rússia, e é um dos países menos habitado em relação ao seu tamanho. O sistema de Governo é monárquico com uma democracia parlamentar, em que há um Primeiro Ministro. Na Austrália há um grande deserto com muitos recursos naturais, que são bastante explorados pelo pais, e tem animais exóticos como o Canguru, Coala e Ornitorrinco. A capital é Camberra e suas maiores cidades são Sidney e Melbourne.

Durante a Covid-19 a Austrália foi um dos países com mais restrições impostas pelos governantes e apoio da mídia sensacionalista. Até o ano passado ninguém podia entrar no país sem um cartão de vacinação. No Australian Open do ano passado muitos tenistas foram impedidos de disputarem o torneio por não serem vacinados. O mais prejudicado foi o tenista Novak Djokovic contrário a vacina, que foi deportado às vésperas do torneio e corria atrás do 22º título de Grand Slam.

Entre os dias 08 e 29 de janeiro de 2023 aconteceu em Melbourne o torneio de tênis Aberto da Austrália ou Australian Open, que acontece no país desde o ano de 1905, e já foi disputado em seis cidades diferentes. Em Melbourne acontece desde o ano de 1972 e foi aberto às tenistas mulheres só em 1922. E até 1988 era disputado em grama, que passou para uma superfície dura, piso concreto, mais rápida, similar à do US Open. O Australian Open é um dos 04 Grand Slams junto com US Open, Roland Garros e Wimbledon.

No dia 26 aconteceu a decisão da categoria duplas mistas entre a dupla R. Bopana e S. Mirza e a dupla brasileira Luisa Stefane (25) e Rafael Matos (27), e venceu a dupla brasileira por 2 sets a 0, parciais de 7-6 e 6-2 marcando história para o Brasil. Ou seja, o Brasil conquistou o Grand Slam de duplas 06 vezes, mas é a primeira vez que se conquista um Grand Slam com uma dupla genuinamente brasileira. Enfim, Luisa Stefane e Rafael Matos estão de parabéns por representar bem o nosso tênis no cenário mundial.

Na categoria simples feminino a decisão aconteceu no dia 28 entre Elena Rybaquina, 23 anos de idade, nascida na Rússia que joga pelo Casaquistão e a bielorussia Arina Sabalenka, 24 anos. Sabalenka que começou perdendo venceu por 2 sets a 1, parciais de 6-4, 3-6 e 4-6. É o primeiro título de Sabalenka que conquistou também a 2ª posição no rankin da WTA. A Rybaquina que conquistou o Grand Slam de Wimbledon de 2022 se tornou a primeira casaque a chegar ao top 15 da WTA.

A final da categoria simples masculino ocorreu no domingo entre o grego Stefanos Tsitsipas (24) e o sérvio Noval Djokovic (35). O vencedor foi o Djokovic por 3 sets a 0, parciais de 6-3, 7-6 e 7-6 num jogo duro e emocionante. Com o título Djokovic chega a 10 títulos conquistados no Australian Open e recebeu o troféu de rei. Chega também ao 22º título de Grand Slam e se iguala a Rafael Nadal, e está de parabéns assim como Rafael Nadal pela grandeza do tênis, e conquistar simpatizantes como eu do outro lado do mundo.

Goiânia, 30-01-2023

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 30/01/2023
Reeditado em 30/01/2023
Código do texto: T7707081
Classificação de conteúdo: seguro