Bíblia e interpretação

 

 

 

A Bíblia, ainda, é um livro que se 'olha' com muitos tabus e entendimentos que, em muitas das vezes, são equivocados, ou tendenciosos. Como, por exemplo, dizer que o Deus do Velho Testamento não é o mesmo Deus do Novo Testamento. Ou que o Deus do Velho Testamento era um Deus cruel. Não concordo com isso, de jeito nenhum!

 

Pra começar, temos que ter o Temor a Deus, como princípio da Sabedoria. Mas o que seria o TEMOR A DEUS? Principalmente para mim foi, e é, ter medo, atenção, cuidado, em não fazer coisas erradas porque, dentro de mim eu sabia, e sei!, que aquilo voltaria para mim, pois volta!, me trazendo prejuízos.  Então, quando tive a abertura para pedir para ser boa, assim o fiz!  Eu penso que já nasci com esse discernimento, pois nunca fui uma pessoa que gostava de ver a dor do outro, muito menos produzir dores em mim! Sensibilidade sempre foi o meu forte!

 

A atenção, cuidado, respeito, zelo, e mesmo um certo medo, que sempre permearam a leitura da bíblia, principalmente na leitura do livro de apocalipse, fizeram que a leitura dela não fosse algo livre e espontâneo, de modo que os trexos lidos foram os que eram lidos nos cultos, mas a leitura completa, de capa a capa, nunca fiz! ...  Entretanto, e apesar disso, hoje consigo entender que todo medo provocado por discursos tendenciosos tinham, mesmo que inconcientemente, o temor do pregador de perder o seu posto de 'pastor, mestre, orientador das ovelhas'; tipo assim, se elas dominarem o conhecimento da bíblia, porque precisariam de mim?  Talvez isso, talvez mais que isso, talvez pior que isso... Mas com certeza uma necessidade de estar no controle.

 

Existe, ainda, esse entendimento de que não é bom as pessoas saberem... saberem de tudo... Porque os homens continuam com esse medo, ou resistência, de perderem a importância, se seus conhecimentos, limitadíssimos, forem superados pelas pessoas que, de algum modo, eles dominam. Que tolice!

 

A Bíblia é um Livro muito importante para a humanidade. Mas precisa ser lido e interpretado de maneira inteligente, sem receios tolos. Outra coisa. A bíblia deve ser interpretada, e não seguida ao pé da letra, porque ela relata a evolução de um povo, separado para viver uma experiência diferente da que o mundo dos homens tem vivido. Um povo que precisava fazer diferente. Para no final da experiência, ver o que estava dando mais certo: - Seguir os regalos da vida terrena, tendo os homens como dominadores, com suas ofertas, desejos, luxurias... OU seguir as orientações da Palavra de Deus, e seus ensinamentos sobre convivência pacífica, produtiva, servil, amorosa, respeitosa... Uma vida de gozo terreno ilimitado, com consequências muito mais nefastas que saudáveis... Ou uma vida controlada, com direitos e deveres bem descritos, com oportunidade de crescimento mental, progresso, prosperidade, paz e justiça social... 

 

O que dá mais certo aos seres humanos? Fazer tudo o que der na cabeça, sem eira nem beira, ou ter uma guia espiritual mais elevada, a guia de Jesus Cristo, ser divino, que se fez homem, para dar um grande exemplo de doação em favor duma causa maior. A causa de levar a humanidade à libertação e evolução da mente, do pensamento, da consciência individual e coletiva.

 

Um Guia. Um Caminho, duro, difícil em suas conquistas mentais e existenciais sobre justiça social e amor próprio e ao próximo; uma direção, mesmo que aparentemente quase impossível, a príncipio, de se conquistar, mas profundamente melhor que o mundo oferecia à época, e mesmo atualmente. Um Mestre, que formou muitos outros mestres. Um Deus Rei, que trouxe ao mundo terreno um ensinamento praticado em Sua Morada Celeste: o amor servil, o compartilhamento de riquezas como o conhecimento... Somente com o coração transformado pelo AMOR se pode transformar a própria vida, e a vida do outro, do meio, da família, do mundo. Amor que cuida, se cuida, perdoa, serve, é generoso, justo, solidário, respeitoso, bom, contributivo. Que ensina as pessoas a perseverarem na busca pessoal e coletiva para um bem maior.

 

Jesus Cristo disse que o evangelho do Amor deveria ser replicado abundantemente, para libertar as pessoas do jugo da interpretação cruel da Lei de Deus. Onde o castigo produzido por algum pequeno 'delito - ou crime considerado' era muito maior que o que se tinha feito. Não pagar o mal com o mal, por exemplo, mas buscar perdoar sempre, desistindo de vinganças, e entregando à justiça divina, ao juízo de Deus, que é profundo.

 

Porque Jesus Cristo homem, Deus filho, entendeu profundamente as reações humanas, as dores e doenças existentes, produzidas pelas obras humanas de ódio, prepotencia, desprezo, arrogância, abandono dos enfrquecidos pelos males do mundo... Ele nos ensino que, pagar o mal com o mal, é perpetuar a prisão, a dor, o inferno produzido pelas violências das relações humanas, das pessoas contra as pessoas. Quebrar o jugo do mal é abandonar o ódio, as mágoas, a necessidade de revide, de vingança. É orar é entregar a Deus, para que a justiça seja feita. Que cada um seja cobrado naquilo que de mal fizer, não para ficar prisioneiro da mente, mas para ter a oportunidade de se redimir, se arrepender, pedir perdão, e ter a oportunidade de mudar de vida, de atitude, de pensamentos e sentimentos. Fazer o bem!

 

IDE POR TODO O MUNDO!  PREGAI O SANTO EVANGELHO Á TODA CRIATURA!  QUEM CRER NO PODER SALVADOR E INTERCESSOR DE JESUS CRISTO SERÁ SALVO! QUEM CRER NO PODER DO BEM E DO AMOR, SERÁ LIBERTO!  QUEM NÃO CRER, JÁ ESTÁ CONDENADO.... porque não se permite mudar...

 

A condenação vem naturalmente pelos atos maléficos praticados... É Lei Universal! O que se planta se colhe! Lei do merecimento...  Lei da Liberdade, faça o que quiser, mas os resultados dependerão exatamente disso!

 

 

Cristo também disse que os seus seguidores conseguiriam fazer obras maiores do que ele estava fazendo. E realmente podemos ver no desenrolar dos tempos, que muitas coisas homens e mulheres fizeram para trazer mais conforto e praticidade à vida das pessoas. Muito conhecimento foi conquistado, com desenvolvimento da ciência, de um modo geral, trazendo mais saúde e qualidade de vida, com o avanço da ciência médica. As cidades foram sendo organizadas de maneira que as pessoas tiveram acesso ao conhecimento, aos livros, às escolas, às universidades. E não apenas os grandes ricos e senhores. As escolas, a organização das famílias, as leis mais claras sobre o que se pode ou não fazer, sobre o que seja certo e errado, direitos e deveres. A sociedade moderna se civilizou. Mas muito ainda há que evoluir.

 

Hoje, nessa atualidade que nos encontramos, vejo um pensamento circulante de que se pode fechar as pessoas de volta em alguma caverna limitada. Bom, não podem! Depois de conquistar a liberdade mental, ninguém mais aceitará ser colocado dentro de algum pensamento retrógrado!

 

Estamos evoluindo! Mentalmente evoluindo! No conhecimento, na inteligência, na sabedoria! A Bíblia tem um papel extremamente importante nesse processo! Abandonar, ou negligenciar  a Palavra de Deus, que a Bíblia nos trás, não é sábio!

 

 

BOM DIA! 

 

 

Graças te dou Senhor meu Deus!

Gratidão por tudo!

 

 

((VOLTEI : 10:50 agora nesse ponto) (02:horas e pouco da madruga - depois retorno para revisar... agora preciso dormir... mente dolorida, olhos aridos... cansado que me chama ao repouso.... ) VOLTEI! rs))