Yanomami - devastação e abandono
A Terra Indígena Yanomami (TIY), a mais extensa terra indígena no Brasil, no Estado de Roraima, é habitada por cerca de 28 mil indígenas Yanomami, falantes de 6 línguas distintas e divididos em mais de 300 comunidades, além de grupos indígenas em isolamento.
Hoje, o que presenciamos?
Corpos esqueléticos de crianças e adultos do Povo Yanomami. Mais de 570 crianças já perderam a vida, por causa do desmonte das ações de saúde e do garimpo ilegal (cerca de 20 mil garimpeiros, associados a organizações criminosas, o narco-garimpo, tráfico de drogas, de armas e lavagem de dinheiro, extrativismo predatório). E, lamentavelmente, a cumplicidade de agentes públicos apoiados pelas elites locais, empresários e políticos que provocam ações genocidas e ecocidas: destruição da floresta, contaminação das águas e rios, surtos de doenças, fome e morte.
Temos confiança e esperança na primeira ministra indígena do Brasil e chefe do Ministério dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, nascida e criada na Terra Indígena (TI) Arariboia, no Maranhão. Que ela tenha força e coragem para enfrentar, juntamente com o apoio de todo o povo brasileiro, essa triste situação.
"Ninguém se engana, ninguém se engana, essa história já começou desumana” (verso de uma música cantada nas comunidades da Amazônia sobre a realidade do Povo Yanomami).