Você sabe o que é HONESTIDADE?

 

 

 

Honestidade não é apenas ser sincero,

ou falar francamente. Honestidade é uma decisão,

um estado de mente, um estado de espírito.

É estar em silêncio, fazendo o bem,

é calar ante as afrontas,

mas nunca desistir de ser bom,

fazendo o que é justo.

Independente de platéia!

 

 

 

 

É uma pergunta meio obvia, não? Só que não! Estou percebendo por coisas que tenho ouvido, que muita gente, principalmente os mais jovens, de 40, 30, 20... NÃO SABEM exatamente! E porquê não saberiam? Porque tem faltado bons exemplos!

 

Pelo que ouvi da pessoa culta, que era entrevistada numa live Podcast. A entrevistada falava sobre HONESTIDADE. E qual o entendimento dela sobre esse assunto? Bom, ela dizia que a pessoa não poderia ser tão honesta a ponto de dizer o que pensa, por conta da educação e diplomacia que devemos ter....

 

ORAS! É MESMO?!! Então, porque será que os jornalistas,,críticos e opinativos, estão sendo 'perseguidos'? Por que respeitam? Por que são educados? Ou por que acham que podem falar o que quiserem que podem, por conta da 'liberdade de expressão' que os jornalistas acreditam que tem, e que consideram que isso é irrestrito, e não demanda ter respeito e educação, até mesmo com os inimigos que se considera ter...

 

HONESTIDADE não é isso! Mas, o que seria honestidade? A princípio, honestidade significa que a pessoa honesta tem um bom caráter. Não é 'Maria vai com as outras", ou seja, por saber o que pode e não pode ser feito, inclusive para se proteger e se preservar de abusos e crimes que possa cometer, e que não só podem prejudicar aos outros, mas a si própria, tendo consciência disso pela sua capacidade intelectual, desenvolvida num ambiente onde recebeu orientação sobre respeito e boas ações, vai exercitar as ações que a identificarão como sendo uma pessoa HONESTA, correta, bom caráter, de confiança. Ou seja, não vai prevaricar! Não vai se levar pelo suborno! Não vai mentir para se beneficiar, dando falso testemunho! Não vai roubar nada que não lhe pertence, inclusive alguma ideia que alguém lhe apresentar, em algum caso de solução de problemas. Sempre vai procurar dar a "César o que é de Cesár". Isso é ser HONESTO! Isso é ser BOM CARÁTER! Isso é ter uma BOA EDUCAÇÃO, moral e cívica! UMA PESSOA HONRADA, DO BEM, HONESTA E JUSTA, faz a diferença em qualquer ambiente!

 

Não é nada fácil ser assim! Mas, quando a pessoa aprende desde bem pequeno, no seio da família, no colo dos pais, no ambiente escolar, com bons e honestos professores,bons e honestos líderes  religiosos; recebendo exemplos de vida para o respeito, bons modos, boa conduta, serviço ao próximo; recebendo os corretivos necessários em caso de pequenos desvios, como pegar algum objeto de algum coleguinha emprestado sem ordem, ou algum troco esquecido numa gaveta.. coisas pequenas do cotidiano de cada criança, mas que precisa de correção; que deve desde pequeno aprender a cuidar de si, ajudar a cuidar do ambiente em que vive, ajudar com o cuidado das coisas do dia a dia de uma lar, pequenas responsabilidades que o inserem ao meio... coisinhas assim...; não ter tudo que pede, mas o que realmente precise para ter um bom desenvolvimento cognitivo.... Coisas assim que educam! Que ensinam as pessoas a serem bons cidadãos, honestos, tralhadores, respeitosos...

 

Por que, o que é sinceridade excessiva, sem travas na língua, sãos essas manifestações desrespeitosas, que muitos "filhinhos de papai" fazem, xingando negros, queimando índios, não respeitando  pais,  professores, pessoas mais velhas, etc...

 

Aliás, e muito menos, a si próprios respeitam e gostam, porque inclusive muitos acabam se matando por conta do desgosto da vida que tem... E por que? Não tiveram uma boa educação eficiente! Por que muitos pais acham que podem dar tudo, opinar em tudo, fazer tudo para os filhos... Muitas vantagens, mimos, presentes, mas tempo de valor na educação, muito pouco! Dai surgem essas pessoas manipuláveis e manipuladoras, que oprimem os mais frágeis, trabalhadores que os servem, mas que acabam por ser desrespeitados, vilipendiados, violentados...

 

Tá cheio de exemplo desse tipo!

 

E dos lares desestruturados e violentos e sem boas condições de sobrevivência, onde o crime impera? Bom, isso é assunto que não quero discorrer agora, porque quem me trouxe até esse assunto foi uma mulher abastada, que precisa melhor a atividade de consulta dos termos que usa. Porqu eu estarei atenta para fazer os devidos 'adendos' rs

 

DEUS NOS AJUDE!

A EDUCAÇÃO PEDE URGENTE REVISÃO!

 

 

BOM DIA!