FUTEBOL E PORNOGRAFIA

 

"O futebol se nutre de pornografia como a planta de luz." Neste momento, eu peço a você, que por favor, abaixem as mãos e soltem as pedras, ou melhor controlem os dedos nos comentários, pois está frase não é minha. É de Nelson Rodrigues.

 

Pronto. Feito esse esclarecimento, até vejo a multidão se dispersando com o lamento de não ter apedrejado um inocente (sei que você não fariam isso comigo, mas achei o tom dramático bem empregado). Pois bem, como sabem, estou lendo um livro de crônicas escrito por Nelson Rodrigues, o nome do livro é "À sombra das chuteiras imortais", e, neste livro ele cita a frase que trago na apertura do meu texto.

 

Com o que que foi dito por Nelson Rodrigues, eu concluo que o gesto do goleiro argentino ao receber um dos troféus na premiação final da Copa do Mundo de 2022, não é algo novo no universo da bola.

 

Você não viu o que o goleiro hermano fez? Nem eu. Mas, li em uma crônica aqui do Recanto, infelizmente não me recordo quem a escreveu ( foi Dart) , alguém criticando o gesto do esportista. E, por coincidência, me aparece o Nelson com essa frase. E ele não a solta no salão e corre. Não. Ele explica. Ele diz que as palavras de baixo calão criam gana, despertam desejos e ações até então adormecida. É como um cuco na parede da sala que acorda todo mundo com a sua cantiga.

 

Os ditos palavrões, diga-se de passagem, nem sempre são palavras grandes, por exemplo, aquele monossílabo que começa com "c" e termina com "u", quase sempre acompanhado de um acento agudo (claro erro de português, pois palavras oxítonas terminadas em "u" não são acentuadas), parecem que aquecem os sangues de seus pronunciadores. E, não está restrito aos esportes, não.

 

Teve uma encenação da Paixão de Cristo na paróquia que frequentamos onde os guardas tiveram dificuldade para levantar a cruz de Jesus. Cinco ou seis rapazes começaram uma guerra: eles contra a gravidade. Jesus pendurando, literalmente pendendo para cima da plateia e os soldados, usando todas as suas forças, suando, se espremendo, tentavam sustentar a cruz em pe. E conseguiram! Foram aplaudidos. Estavam eufóricos se abraçavam e gritam: "Conseguimos, p0rr@, C@r@lh0 e por ai vai". Certo, se excederam na comemoração, assim como o goleiro se excedeu na sua.

 

Depois o jogador deu uma entrevista dizendo que durante o jogo foi vaiado, coisa e tal e que o eu gesto era uma retribuição aos opositores franceses que pegaram no seu pé durante a partida. Depois aconteceu outra coisa inusitada. Algumas torcedoras tiraram as camisas e ficaram exibindo os seios na arquibancada como forma de comemorar o título conquistado pela Argentina.

 

Realmente foi um grande jogo. Argentina jogou com raça e de peitos abertos. Que peitos. Mereceram a vitória.

 

 

 

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 22/12/2022
Reeditado em 22/12/2022
Código do texto: T7677518
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.