Apresentação da peça Todos vão até Belém

Ontem (18-12-2022), no meu carro Sandero 1.6, eu e o meu irmão Afonso deslocamo-nos para a igreja Batista do Novo Horizonte, Goiânia, onde às 19:30 se daria o início de uma peça teatral em comemoração do Nascimento de Jesus Cristo, o Filho de Deus que veio ao mundo para perdoar os nossos pecados e nos conduzir ao Paraíso, conforme a Bíblia Sagrada. Antes do início da peça foi apresentado um coral com cerca de 10 crianças de até dois anos que cantaram uma música natalina.

O nome da peça a ser encenada no presbitério da igreja era “Todos vão até Belém. ” No centro do cenário havia um presépio de Natal, e à direita e esquerda do palco dois grupos de três mulheres a recitar e a cantar passagens da história. A irmã Regina, seminarista e apresentadora da peça leu o livro de Lucas que diz que a história aconteceu há cerca de dois mil anos em Belém de Judá, cidade onde nasceu Davi primeiro Rei dos Judeus; que Maria foi visitar Isabel, sua prima em uma cidade de Judá, que também estava grávida de João, que se estremeceu no útero ao perceber a presença de Jesus, e que Isabel disse: Bendita és tu entre as mulheres, e é bendito o fruto do teu ventre! E que José subiu de Nazaré, da Galileia para cidade de Davi, Belém de Judá distante 128 km para se alistar por ser da família Davi junto com Maria, sua mulher, montados num jumento.

A irmã Cláudia se apresentou no púlpito para recitar o cântico de Maria contido no livro de Lucas 1: 46-55. A irmã Gabriela narrou algumas passagens da vida de Jesus Cristo. Todos os personagens estavam vestidos com roupas da época. O primeiro a se apresentar foi um soldado Romano, que leu um decreto do Imperador César Augusto para todo Império que incluía a província da Síria, da qual faziam parte a Galileia e a Judeia para todos se alistarem. José e Maria chegaram em Belém num jumento e não encontraram vaga na hospedaria, e resolveram ficar num estábulo (presépio no meio do cenário) onde numa manjedoura Maria deu à luz ao menino Jesus. Veio um anjo a anunciar que o Céu estava em festa por nascer na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, e que uma multidão de exércitos celestiais dissera: Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade. Chegaram 03 pastores que estavam na comarca com os seus rebanhos para abençoarem o nascimento do menino Jesus. Por último vieram os três reis magos trazendo ouro, mirra e incenso. O culto terminou com uma reflexão do pastor Dionísio.

Goiânia, 19-12-2022

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 19/12/2022
Reeditado em 19/12/2022
Código do texto: T7675451
Classificação de conteúdo: seguro