O Brasil fora da Copa de 2022

O Brasil já foi campeão do mundo de futebol 05 vezes. A Itália e Alemanha foram campeãs 04 vezes. A última vez que o Brasil foi campeão da Copa do Mundo foi em 2002, e já faz 20 anos. Para o Brasil ser tetracampeão demorou 24 anos, ou seja, de 1970 a 1994. Creio que para ser hexa são mais 24 anos.

O Brasil por ter o futebol como esporte número 01 sempre teve bons jogadores e uma boa seleção e bons times. Muitos jogadores brasileiros jogam nos melhores times do mundo. Tecnicamente somos os melhores, mas de uns anos para cá estamos perdendo terreno taticamente. Mas não acredito que os técnicos estrangeiros são melhores. Ou seja, são melhores por terem os melhores jogadores à disposição.

Em se tratando de seleções, há um equilíbrio técnico e tático entre as melhores porque todas querem ganhar. E cada seleção tem que usar os melhores jogadores de seu país, diferente dos grandes times pelo mundo afora. Cada seleção tem a sua escola conforme as características de seus jogadores.

O técnico Tite é com certeza um dos melhores técnicos do mundo, basta ver o seu retrospecto na seleção com poucas derrotas, e nos clubes que dirigiu. Não pode ser crucificado pela derrota na Copa do Mundo de 2018 para Bélgica, nem pela derrota para a Croácia nesta Copa do Mundo, porque são coisas do futebol, que tinham que acontecer.

No jogo de hoje contra a Croácia pelas quartas de finais, o Brasil foi melhor que a Croácia todo o tempo, com muitos chutes a gol e boas defesas do goleiro, e com Neymar abrindo o marcador no primeiro tempo da prorrogação com uma boa jogada. A Croácia só teve um chute a gol no segundo tempo da prorrogação num contra-ataque em que a bola desviou num jogador brasileiro e entrou e empatou a partida.

A disputa da vaga foi para os pênaltis, o que é uma loteria em que o time mais fraco pode vencer se tiver jogadores mais equilibrados na hora do chute, o que aconteceu com Croácia que fez quatro gols em quatro chutes. O Brasil errou dois chutes, sendo 01 que o goleiro pegou e o outro que bateu na trave.

Na minha opinião, o Brasil perdeu o jogo por falta de estratégia porque estava ganhando o jogo até 11 minutos do segundo tempo da prorrogação. Faltou ao técnico Tite recuar o time e segurar o placar, já que a Croácia não oferecia perigo para a defesa do Brasil e jogava no contra-ataque. O problema é que o Brasil queria matar o jogo e perdeu a bola duas vezes no ataque sendo que uma causou o gol do empate. Como diz o Tiago Silva, faltou concentração. Enfim, são coisas do futebol que não podemos mudar e que nem sempre premia os melhores.

Goiânia, 09-12-2022

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 09/12/2022
Reeditado em 09/12/2022
Código do texto: T7668463
Classificação de conteúdo: seguro