A INSTABILIDADE POLÍTICA NO PERU

Leia também:

 

Peru na berlinda perto do Natal

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7666974

 

Amiga leitora, amigo leitor, ontem fomos surpreendido, pelo menos quem não acompanha a política peruana como eu foi surpreendido, com as seguintes manchetes em letras garrafais: PRESIDENTE DO PERU DISSOLVE CONGRESSO!!!! CONGRESSO IMPEACHMENT PEDRO CASTILLO, PRESIDENTE DO PERU.

 

Eu confesso, que não sabia que o nosso vizinho Peru estava atravessando dias de instabilidades. Dias aqui é um eufemismos, viu amigo(a) leitor (a). Pelas minhas pesquisas o Castillo é o quinto presidente peruano em 6 anos e todos seguiram o mesmo caminho, ou foram impeachmados, ou renunciaram ou foram presos ou foram impeachmados e presos.

 

Mas, antes de entrar nas origens da crise política peruana, eu quero conhecer melhor, junto com você, esse tal Pedro Castillo. Como não tenho nenhum contato com nossos vizinhos, vou me valer da rede de pesca virtual, a Internet.

 

O nome dele é José Pedro Castillo Torrones, peruano, nascido em Tacabamba ( não confunda com Cochabamba, na Bolivia). É um professor, filho de pais analfabetos ( não sei se comeu calango) e pobres ( outro fator de intersecção). Além de professor, foi líder sindical, mas ainda tem os dez dedos nas mãos. E, ganhou destaque nacional com a greve dos professores em 2017.

 

Foi eleito presidente , com discurso esquerdista na economia e conservador nos costumes (diferente daqui que é esquerdista nos costumes e em cima do muro na economia)concorrendo contra Keiko Fujimori, uma mulher e filha de um ditador do passado. Sendo o 5 presidente peruano nos últimos 6 anos. Com a posse da vice Dina Boluarte, o Peru passa a ter uma média 1 presidente por ano nos últimos 6 anos.

 

Vou pesquisar mais um pouco. As demais informações irei colocando como apêndices. Abraços!!! E vivamos a democracia, pois, como disse Ciro Gomes, " A democracia  é uma delicia". Xooooo golpe, seja de direita, de esquerda, de ponta ou de zaga!!!!!!

 

Apêndice II

Ainda não entendi como foi feita a cirurgia de reconstrução da virgindade política de Lula. 

 

Esse conceito de reconstrução de virgindade é de Guilherme Fiuza em O Manual do cara de pau.

 

 

 

 

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 08/12/2022
Reeditado em 12/12/2022
Código do texto: T7667430
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.