EXTRA! EXTRA!! PERU NA BERLINDA PERTO DO NATAL

Leia também:

A instabilidade politica no Peru 

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7667430

 

Amiga leitora, amigo leitor, o que foi isso no Peru, alguém me explica, por favor! O presidente deu um golpe, sofreu um golpe, (parece que o certo mesmo que quem tomou um golpe foi o povo peruano), mas, ainda estou investigando, apurando os fatos. Porque isso muito nos interessa.

 

Em informações colhidas preliminarmente, o Congresso peruano é, ou era caso já tenha sido dissolvido (será que foi mesmo dissolvido ou fizeram ouvido de mercador à imposição do presidente e vão continuar? Como falei, ainda colhendo informações)... Bem, o Congresso deles é formado por maioria oposicionistas, vejamos, o nosso em 2023 não será formado por maioria, mas haverá um bom número de opositores ao novo governo, já até ouvi falar em impeachment (mas o governo nem começou e já estão falando nisso?). Continuemos...

 

Lá no Peru há processo semelhante ao impeachment, assim como aconteceu com Dilmãe, a última.q impeachmada brasileira. O presidente não gostou muito da ideia de ser defenestrado e dissolveu tudo ( mas não deu tempo foi expulso da cadeira primeiro). Agora, eu pergunto a você, amigo leitor, amiga leitora, com um exemplo desses, e com a tendência da história de se repetir como filmes da sessão da tarde, não se assuste se mais países da América Latina começarem a seguir o exemplo peruano, e os presidentes resolverem chutar o pau da barra do Estado de Direito Democrático, inclusive o nosso, atual e o futuro.

 

Apêndice I

Rei morto... Rei posto...

 

Lula parabenizou Pedro Castillo pela vitória nas eleições peruanas: " Quero parabenizar Pedro Castillibpela importante vitória no Peru..."

 

Com o impeachmet do peruano, Lula, em nota, diz lamentar o que ocorreu e reconhece que o processo de destituição do presidente foi democrático e já saudou a vice que agora assume a presidência.

 

Qual o peso político dessa manifestação? "Senhores parlamentares, eu vos respeito, não vamos criar tretas!"

 

 

 

 

 

 

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 07/12/2022
Reeditado em 12/12/2022
Código do texto: T7666974
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.