POLÍTICA COM PIPOCA: DE COMO NASCE A CORRUPÇÃO, UMA DE SUAS FACETAS

"Um dia ele pagou uma fatura enorme a um fornecedor. Quando foi conversar sobre a possibilidade de uma contribuição para o PTB, a turma do PT já tinha corrido na frente. Como a estrutura inferior era toda do PT, eles já tinham feito a arrecadação antes, porque sabiam que ia sair o pagamento. E tudo ia para o Delúbio e o Marcos Valério."

 

Amigo leitor, amiga leitora que acompanha meus rabiscos no Política com Pipoca, caso você ficasse se perguntando assim: "Como que acontece tanta corrupção no Brasil?!" É só voltar e ler o trecho que trago na abertura. Foi retirada do livro "A década perdida" de Marco Antônio Villa ( George, seu fascista!!!!! Lendo uma caca dessas!!! E eu sou um jumento encabrestado que só devo olhar para um lado é?), que estou lendo. Pois bem, essa é a gênese de uma das facetas da corrupção.

 

Qualquer governo, seja municipal, estadual ou federal de todos os mais de 5 mil municípios com seus poderes, suas secretarias, autarquias, empresas públicas, sociedade sociedade economia mistas, suas parcerias públicas, seus consórcios, em fim, toda a administração pública é um grande comprador de mercadoria e serviços. O governo é um imenso comprador. Compra de tudo. TUDO. Vimos, recentemente, que até prótese íntima foi comprada para o exército.

 

Pois bem, durante o processo de compra pode haver mil maracutaias para beneficiar Fulano ou Sicrano, que também é corrupção, mas não quero aborta a fase planejamento e compra, mas a execução, exatamente a que vem descrita na citação que abre este singelo texto.

 

O governo compra, e se compra tem que pagar. É aqui que a mágica acontece!!! Na hora do pagamento da fatura, que às vezes são faturas milionárias, alguém de confiança se adianta e entra em contato com a empresa pedindo uma doação. É muita cara de pau.

 

Um amigo construtor disse que prestou serviço para a prefeitura de uma determinada cidade e, na hora de receber pelo serviço prestado o secretário disse que, caso quisesse receber ainda naquele ano, ele deveria doar uma quantia para o partido. E o prefeito era um arrotador de honestidade. O homem mais ficha limpa do mundo...

 

Eu questionei ele: rapaz, por que você não gravou isso e levou para o ministério público? Ele me respondeu que até pensou nisso mas, caso fizesse não teria mais empresa, ninguém o contrataria e se não o matasse. Preferiu pagar o "pedágio" e nunca mais fazer contrato com aquela cidade.

 

É assim uma das facetas da corrupção.

 

 

Apêndice I

 

Amigo leitor, amiga leitora, da coluna Política com Pipoca, Lula ainda não assumiu mas já garantiu, entre tantas coisas, a criação e recriação de ministérios. A justificativa republicana é que o governo democrático deve atender a todos os grupos de brasileiros e suas demandas. A desculpa discarada é que o governo tem que abarcar todos aqueles que entraram na canoa, nessa leva entra a Tebet do MDB além de outros "mil", como vemos só na equipe equipe transição.

 

Quais ministérios o grande Torneiro da nação quer (re)criar? Vejamos:

*Esquartejar o ministério da economia em três (ou quatro)- Fazenda, planejamento, pequenas empresas e indústrias.

* Direitos humanos, mulher, igualdade racial, povos originários.

*Pesca

*Desenvolvimento Agrário

* Cultura

*Previdência

 

Ao todo, a conta fecha com 34 ministérios! No atual governo são 23 pastas, dos quais 17 não tem partidos. Não sei como funciona direito essas indicações, amigo leitor, amiga leitora, me desculpe não poder explicar melhor. Enquanto no governo de Jair Messias tem 17 ministro sem partido, no futuro governo do Torneirozão da República tem-se que criar ministérios para acomodar o povo...

 

Apêndice II

Durante a posse de Luís Inácio em 2003, estimou-se algo em entorno de 150 a 200 mil pessoa segundo os jornais da época.

As principais atrações foram: afoxe Filho de Gandhi, Chico Buarque, Maria Bethânia, Gilberto Gil, Fernanda Abreu, Zezé e Luciano. A estimativa de gastos foi de 1 milhão e 500 mil reais. E, quem acompanha aqui a coluna já sabe de onde veio o recurso: do Valerioduto.

 

Para a festa de posse de 2023, o PT está fazendo uma vaquinha na Internet para que  simpatizantes possam doar a partir de 13 reais. Vamos ver no que vai dar essa vaquinha... Acho que quem estava acostumado a mama em vaca leiteira gorda dos úberes cheios, uma vaquinha não vai quebrar o galho.

 

 

Apêndice III

 

Construindo a sua participação no novo governo de Luís Inácio, o senador do PSD Carlos Fávaro quer ser ministro, parece que dá agricultura. Só tem um problema a sua suplente é uma bolsonarista. E agora? Será que ele terá os seus planos frustrados? Que nada, a suplente de olho na cadeirona de SENADOR já afinou a voz e está preparando a mudança para o PSD também.

 

É assim que política é feita nesse país! As ideologias vão até onde começa o cargo.

 

Apêndice IV

Lição numero 1 de tomada do poder: mude o nome de tudo para um nome que fortaleça a causa.

 

-Mulher, venha cá! Veja só o nome desse lugar. Vamos ter que mudar isso. Nunca me passou pela cabeça o significado do nome dessa granja. - Diz o Grande Torneirozão do Brasilzão.

-Verdade, muda logo. Vamos colocar um nome de alto impacto, que na sociologia a gente chama de...

- Que sociologia que nada. Vai se chamar agora GRANJA INOCENTE, e pronto. Pede pro caseiro trocar logo a placa ainda hoje.- Ordena o grande Torneirozao do Brasilzão.

 

Em horas, a graja do Torto passaria a ser granja Inocente. Realmente, a granja era uma inocente, não tinha culpa dos crimes cometidos por aqueles que voltariam a frequentar, talvez a granja fosse uma testemunha ocular, mas só isso.

 

 

Apêndice V

José Nêumanne Pinto, um profeta

 

Na edição edição 01 de janeiro de 2003, o jornalista paraibano José Nêumanne Pinto escreveu um artigo chamado "Prêmio ao fracasso". Transcrevo aqui um trecho:

" Além da duplicidade administrativa e do vale-tudo por verbas que a multiplicação das pastas propucia, levando a austeridade fiscal para o vinagre, o excesso de ministros amplia aí da a chance de haver alguém envolvido num escândalo principalmente quando não se usa na escolha dos aliados rigor ético cobrado dos adversários."

 

Este homem é um profeta. Não sei a posição política dele hoje, mas este conselho dado em 2003 devia chegar ao Torneirozão da República o quanto antes.

 

Apêndice V

Ainda sobre o Nêumanne...

 

O jornalista Nêumanne em sua coluna no dia 01 de janeiro de 2003, também conhecido como dia da posse do grande Torneirozão do Brasil, sil, sil, falou que Lula ao escolher seus ministros não fizesse uma premiação para derrotados. Inicialmente, eu não havia entendido essa recomendação, mas, avançando na leitura do jornal do dia, em texto de Demétrio e outros vejo alguns nomes de ministeriáveis, são eles:

 

Olívio Dutra (impedido de ser candidato à reeleição pelo próprio partido em favor de Tarso Genro), seria agraciado com o ministério das cidades.

 

Tarso Genro, derrotado nas urnas para o governo do Rio Grande do Sul. assumiria a secretaria de desenvolvimento econômico.

 

Outra derrotada nas urnas, Benedita da Silva, assumiria a Assistência e Promoção Social.

 

Agora entendo o Nêumanne Pinto...

 

46- Política com pipoca: Ministros são anunciados

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7668319

 

45-Política com  pipoca: No momento estou ajardinando meu jardim

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7668136

 

44- Política com pipoca: A instabilidade politica no Peru 

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7667430

 

43-Política com pipoca: Peru na berlinda perto do Natal

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7666974

 

41- Lula em 2003 (um outro Lula)

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7665906

 

40- Política com pipoca: A saga da passagem da faixa presidencial

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7663672

 

39- Política com pipoca: Corrupção avalisada

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7663163

 

38- Política com Pipoca: Lá vai o aerolula, lá vem o aerolula

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7661695

 

37- Política com pipoca: Dudu na copa

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7659963

 

36- Política com pipoca: Pau que bate em Chico

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7658961

 

35- Política com pipoca: O medo smepre dá certo

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7658648

 

34- Política com pipoca: Minha posição

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7657950

 

33- Política com pipoca: A reunião

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7657130

 

32- Política com pipoca: Um pouco de fofoca política

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7656611

 

31-Política com pipoca: Amigo do passado

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7655334

 

30- Política com pipoca: Uma conversa privada

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7654769

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 07/12/2022
Reeditado em 12/12/2022
Código do texto: T7666813
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.