O PERIGO DA GOLEADA

Leia também:

O jogo da final de 2002, os primeiros 40 segundos, e outras crônicas

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7659896

 

 

Já dizia Nelson Rodrigues lá em 1950: "qualquer goleada promove duas vítimas: o que perde e o que ganha."

 

O que perde está na cara. Depois de uma goleada sai humilhado do campo. Quando o resultado é um magro 1 X 0 já tem jogador caindo no chã, às lágrimas. Imagina com uma goleada!,Tem quem saia amparado até pelos bandeirinhas.

 

Mas, o que será que Nelson queria dizer que até o que ganha é também vítima da própria goleada? Aquele que ganha de goleada, ainda mais de um time grande, trás todo o peso da vitória sobre os ombros. É um time matador! Venceu de goleado outro rival à altura. É o melhor.

 

Impossível ler essa frase de Nelson e não lembrar do 7 X 1 da Alemanha sobre o Brasil em casa em 2014. Em crônica passada ja abordei esse tema, eu estava lá. Foi uma humilhação para nós, eles foram campeões do mundo. Mas, já foram embora na fase de grupo agora em 2022. Em 2018 perdeu o primeiro jogo contra o México por 1 X 0, venceu a Suécia por 2 X 1, mas perdeu para a Coreia do Sul por 2 X 0.

 

Em 2022, a Alemanha viveu uma trajetória de decadência. Venceu o primeiro jogo contra a Costa Rica por 4 X 2, empatou em 1 com a Espanha e perdeu por 2x 1 para o Japão, sendo eliminada novamente na primeira fase e por uma equipe oriental.

 

Citei esses exemplos da Alemanha por causa do nosso 4 X 1 sobre a Coreia do Sul de ontem. Vai enfrentar a Croácia nas quartas de final, s vice campeã do mundo. Espero que a goleada de ontem não tenha colocado os jogadores num salto alto a ponto de acreditarem que todo jogo será balela como o das oitavas.

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 06/12/2022
Reeditado em 17/12/2022
Código do texto: T7666110
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.