O SONHO DO REI PEDRO II

Leia também:

 

Quem fala demais, morre...

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7660789

Mais da proclamação

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7656245

Nos tempos do Império

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7654078

 

Em 1690 Dom Pedro II não conseguia ter uma noite de sono sem ter horríveis pesadelos com as terras brasileiras. Mas que pesadelos eram esses? De morrer e não encontrar o El Dorado em terras tupiniquins.

"GE-OR-GE!!!!! VOCÊ ESTÁ LOUCO!!!!!! Alguém chama o SAMU, e não esqueçam da camisa de força!!!

COMO EM 1690 DOM PEDRO II EXISTIA?"

 

Calma, meu jovem leitor, minha jovem leitora, meu aluno(a) que veio aqui só porque eu disse que quem comentasse algo produtivo em meu texto iria ficar livre do trabalho em grupo... Pois bem, não se espante com este D. PEDRO II, ele realmente existiu. E foi o rei de Portugal e Algarves entre 1683 e 1706.

 

Para você ficar mais calmo, dei uma de genealogista e sai puxando o fio da meada para ver qual o grau de parentesco entre os Pedros Segundos.

 

O nosso D. Pedro II, por sinal, o nosso segundo imperador, era filho de D Pedro I que era filho filho D. João VI, aquele mesmo que veio corrido de Portugal para cá em 1808. Pronto, até aqui, a gente aprendeu mais ou menos nos bancos escolares. Mas, e quem veio antes de D. João VI? A resposta é simples: D. Pedro III de Portugal, que por sua vez era filho de D. João V e, por fim, chegamos a D.Pedro II de Portugal. Que árvore geológica comprida, ufa.

 

Pois bem, foi no governo do D. Pedro II de POR-TU-GAL, que o ouro, finalmente, fora descoberto no Brasil. E não foi pouco ouro, não! Foi muito ouro. Chutava-se uma pedra e, era uma pepita! Era tanto ouro que os meninos usavam pedra de ouro para derrubar manga do pé.

 

Portugal que até então estava sugando o açúcar brasileiro e nordestino, que já estava em decadência por esperteza dos holandês que já plantavam em outras terras a cana, mudou até a capital da colônia.

 

Até 1763 , a capital da colônia fora São Salvador da Baía de todos os Santos, a nossa Salvador, atual capital da Bahia. E, para onde foi instalada a nova capital ? Você suspeita de algum lugar? Isso mesmo! Foi para o Rio de Janeiro! Por uma razão simples e singela: onde está o ouro está a coroa.

 

O sonho de D. Pedro II de Portugal estava realizado. Havia ouro na sua enorme colônia. Não eram apenas os espanhóis que haviam sido agraciados com a bondade divina dos céus. Aqui também, demorou, mas veio, e muito. Bastante o suficiente para fortalecer o reino, enriquecer dezenas, matar milhares e forjar a nossa independência e República.

 

Viva a descoberta do ouro!!! Vivaaaaaaa.

 

Leia também:

 

A proclamação da República parte 2

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7654076

 

Viva à Proclamação!!!

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7650321

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 05/12/2022
Reeditado em 13/12/2022
Código do texto: T7665032
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.