A SAGA DA PASSAGEM DA FAIXA PRESIDENCIAL ( publicada no Diário Quebra-Quilos e Portal Cronipopeia)

Perambulando pelas ruas da Internet, amigo leitor, encontrei uma reportagem do Estado de São Paulo, tratando sobre a posse de LILS (Luís Inácio Lula da Silva) em 2003. Foi festão. Segundo Guilherme Fiuza, estou lendo um livro dele, o Manual do Covarde, aquela festa toda seria patrocinada por Marco Valério e Duda Mendonça ( ali sabia organizar uma festa de posse!!!).

 

Mas o que me chamou atenção foi uma noticiazinha pequena dizendo que naquele dia seria a primeira vez em 41 anos que a faixa presidencial era passada de um presidente civil eleito para outro. Como assim?

 

Tenho 35 anos, logo muitos dos fatos que escrevo e narro se passaram quando eu era uma criança que brincava de pião na rua. Mas eu sei que em 2003 Lula assumiu a presidência. Antes dele tivemos 8 anos de FCH. Pronto, é até onde eu chego sem recorrer à Internet. Vagamente, mas bem vagamente eu me lembro de Collor. Nem de Itamar eu me lembro. Senão fossem as revista de meu pai eu nunca saberia que ele esteve em algum lugar com uma modelo sem calcinha.

 

Mas, voltando à faixa. Ela nunca foi passada de um presidente civil eleito para outro? Quem passou para FCH foi Itamar? Só que Itamar era visse... Mas foi eleito. E era Civil. Bem, havia sido militar mas, não sei até que ponto foi um MILITAR.

 

Quem passa a faixa para Collor? Suponho que tenha sido Sarney do Maranhão. Já que ele havia assumido a presidência na ocasião da morte de Tancredo Neves. E Sarney nem eleito democraticamente foi pelo povo. Certo, foi eleito por seus pares que representam o povo... forçando muito a barra,as se está na constituição...

 

Sendo assim, não é que o jornal está correto. Não houve passagem de faixa de presidente eleito para outro também eleito. Nem Bolsonaro recebeu de Dilma, já defenestrada no impeachment. Quem transferiu a faixa foi o Presidente Temer eleito vice de Dilma.

 

Para manter a "tradição", Bolsonaro está se negando passar a faixa. Mourão, o vice, já disse que não vai passar a faixa coisa nenhuma e que isso é função do presidente. Vamos acompanhar essa novela. Qualquer coisa pendura a faixa em um prego que Lula pega na subida da rampa. A dificuldade foi só para colocar a primeira vez.

 

Apêndice I

 

“O meu ministro da Economia será essa cara do sucesso do meu primeiro mandato. Obviamente, o ministério tem autonomia, o ministério tem um monte de coisas, mas quem ganhou as eleições fui eu. E eu, obviamente, quero ter inserção nas decisões políticas e econômicas..."

Essa foi a fala de Lula no CCBB no dia 02 de dezembro.

 

Ahhh como estou amando andar pelas ruas da Internet e sair fuçando as coisas do passado. Sabem o que eu encontrei? O jornal do Estadão no dia da posse de Lula. Uma riqueza de informações. Pense!! E, dialogando com essa frase de Lula, coloco aqui uma frase de um artigo de Lourival Santana, publicado no dia da posse: "O instinto e o senso comum passam a governar o pais." Parece que 20 anos depois o método ainda é o mesmo.

 

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 03/12/2022
Reeditado em 13/12/2022
Código do texto: T7663672
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.