CRONICANDO: "Por que tá o silêncio?" ZÉ LEZIN EM PODCAST

Não, amigo leitor, não é sobre o silêncio de Bolsonaro que falarei aqui, não neste momento. Falarei sobre o silêncio do medo. O medo de rir de uma piada. E entrar, junto com o piadista, claro, se você riu é porque concorda com ele, no rol dos "óbicos " e "ista" do momento.

 

Talvez você não conheça Zé Lezin. Mas devia. É um conterrâneo meu. Era Zé Paraiba, se lembra dele agora? Ele fez a Escolinha do professor Raimundo. Agora lembrou!!!

 

É um matuto nato. O personagem, claro. Fala das coisas e do pensamento do matuto. Tudo seu é sobre esse universo. O universo do matuto. O pensamento do matuto. E matuto é aquele tipo que tem sua forma própria de falar e, as suas convenções sociais e de pensamento distôa do politicamente correto que impera e é imposto guela a baixo como galinha sendo alimentada para o natal. O correto para ele é ser matuto. Se ele emite uma opinião sobre algo, é a essência dele que está sendo expressa ali, o que ele pensa é o que ele é, sem máscara. Então, quer dizer que não tem matuto filho da P...? Tem, mas esses são minorias e estão na política. A maioria é composta ainda por aqueles que são "comprados" em vésperas eleição por uma dentadura usada ainda com a baba de um outro eleitor que acabara de morrer. "Para que dentadura no caixão. Tira daí daí já passa para outro!"

 

Desculpe-me. Empolguei-falando do matuto. Vamos voltar para Zé Lezin. Então, ele teve participação em um desses podcast do YouTube e lá estava falando da mulher. Conta uma história e prende a nossa atenção com aquela forma de falar bem nodestina, pensamentos rápidos e sarcásticos misturado com ironia. Mas tudo de forma séria. Matuto que é matuto não se abre aos risos por qualquer coisa. É um bicho sisudo.

 

Então, continua falando sobre a mulher e fala sobre casamento e cita uma mulher que recentemente esteve na mídia devido sua separação recente: Jojo Todynho.

 

Ele disse que o marido se separou porque não aguentou. "Se separou para não morrer. Imagina a noite de amor ela agarrada nele..." ( mudei as palavras para o texto não ficar impróprio aqui no recanto). Depois dessa fala, o silêncio. Risos abafados por parte dos mediadores da conversa, diga-se de passagem, dois personagens com a carreira construída no cômico depreciativo mas que entenderam que diante das câmaras não dá para rir de tudo as gargalhas. Pelo menos diante das câmaras. Mas, o Zé Lezin está constrangido diante do silêncio. "Por que o silêncio?"

 

Amigo Zé, o silêncio é uma imposição. Simples. Você, por suas palavras, pode não ter percebido, mas claro que percebeu, você é mestre há bastante tempo e suas colocações nunca são.despropositais, corre risco de ofender pelo menos uns 10 grupos organizados em protestos de Facebook. Vejamos:

Jojo é mulher.

Jojo é negra.

Jojo é gorda.

Jojo é pobre, ou foi.

Jojo é mulher negra.

Jojo é mulher negra gorda pobre

Viu só, Zé? Já citei 6 grupos que podem se sentir ofendidos por teu comentário e que podem arruinar tua carreira ( nem citei o grupo das mulheres dos seios volumosos).

 

 

 

 

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 02/12/2022
Reeditado em 17/12/2022
Código do texto: T7662782
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.